Carnaval para Idosos resgata tradições e promove alegria, integração e bem-estar

Estimated reading time: 4 minutos

Com a expectativa de receber cerca de 500 participantes – podendo chegar a 1.000 pessoas ao longo do evento – o Carnaval para Idosos surge como uma iniciativa especial voltada à valorização da pessoa idosa, ao resgate das tradições carnavalescas e ao fortalecimento dos vínculos comunitários. A programação acontece no dia 11 de fevereiro, às 14h, no Centro Comunitário do Jardim Porto Alegre.

De acordo com a coordenadora municipal do Departamento da Pessoa Idosa em Movimento Adilma Boffo, o evento é idealizado com um repertório exclusivo de marchinhas tradicionais. “Ele tem como principal objetivo reviver a essência dos antigos carnavais, despertar memórias afetivas, celebrar a cultura popular e proporcionar momentos de alegria, socialização e bem-estar à população idosa”.

Desde a sua apresentação, o projeto recebeu apoio imediato do secretário Municipal de Esportes e Lazer de Toledo (Smel) Jozimar Polasso, que aprovou a ideia e reforçou seu incentivo à realização do evento.

Voltado principalmente para pessoas com 60 anos ou mais, integrantes de grupos da Terceira Idade, Centros de Convivência e projetos sociais, o carnaval também será aberto à comunidade, familiares e convidados. “Nós queremos promover a convivência intergeracional em um ambiente de respeito, inclusão e celebração”, afirma Adilma.

ORGANIZAÇÃO – Totalmente gratuito, o evento contará com o apoio da Secretaria de Cultura, responsável pela seleção musical e vai garantir um repertório cuidadosamente escolhido e adequado ao público. A animação ficará por conta do profissional Marco Aurélio. Adilma conta que ele abraçou a proposta desde o início e se uniu à equipe com entusiasmo.

A coordenadora também explica que a organização está sendo conduzida de forma planejada e atenciosa. “Ela envolve professores, equipes de apoio, voluntários e parceiros. Cada detalhe está sendo pensado com carinho, desde a recepção, decoração temática e sonorização adequada, até aspectos fundamentais como segurança, conforto e acessibilidade, assegurando um evento tranquilo e prazeroso para todos”.

Conforme Adilma, o uso de fantasias não é obrigatório, mas é fortemente incentivado. “Fantasias leves, confortáveis e criativas contribuem para deixar o ambiente ainda mais alegre e festivo, sempre respeitando o ritmo, o conforto e a liberdade de cada participante”.

Ela complementa que a comercialização de bebidas ficará sob responsabilidade da Associação dos Idosos da Querência Amada. “Também queremos fortalecer a participação ativa da própria comunidade no evento. A decoração será simples, porém preparada com muito cuidado e dedicação, com o apoio e envolvimento de algumas idosas – um processo que tem sido, acima de tudo, gratificante para todos os envolvidos”.

Adilma salienta que mais do que uma festa, o Carnaval para Idosos se consolida como um espaço de socialização, resgate de memórias e fortalecimento dos laços comunitários. “Ele reafirma a importância de valorizar a pessoa idosa e promover qualidade de vida. A expectativa é de que o evento seja um grande sucesso e que, nos próximos anos, cresça ainda mais. Nós queremos reunir, cada vez mais, pessoas em um clima de alegria, cultura e integração”.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.