Com ações do Estado, Paraná liderou a emissão da Carteira Nacional do Artesão em agosto

Estimated reading time: 4 minutos
O Paraná foi o estado que mais emitiu a Carteira Nacional do Artesão no mês de agosto, segundo dados do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Ao todo, foram 360 novas emissões, resultado que coloca o Estado na liderança nacional, à frente do Rio Grande do Sul, com 349, em segundo lugar, e do Ceará, com 176, em terceiro. No mesmo mês, 2.467 documentos foram confeccionados no País.
O desempenho em agosto impulsionou os números acumulados no ano. Entre janeiro e o mês passado, o Paraná já soma 738 carteiras emitidas, 61,8% superior ao total de todo o ano 2024, quando foram registrados 456 novos documentos.
O salto mais expressivo ocorreu de julho para agosto. No mês de julho foram emitidas 70 carteiras, enquanto em agosto esse número subiu para 360, um crescimento de 414,2%. A média mensal de 2025 é de 92 emissões, contra 38 no ano passado.
Para a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, a Carteira Nacional do Artesão é um documento que reconhece oficialmente a atividade e garante uma série de benefícios, como acesso a políticas públicas de fomento, participação em feiras nacionais e internacionais, emissão de nota fiscal e inclusão em programas de capacitação.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“Esse crescimento demonstra o fortalecimento do artesanato no Estado e reflete nosso esforço para os artesãos terem reconhecimento, formalização e melhores oportunidades de inserção no mercado”, disse Leandre.
De acordo com a coordenadora estadual de Fomento ao Artesanato, Pollyanna Medeiros, o aumento das emissões é resultado de ações como os mutirões realizados no último mês, em Curitiba e na Região Metropolitana. “Esses eventos são uma grande oportunidade para que os profissionais se habilitem com a carteira, garantindo reconhecimento e novas possibilidades para o seu trabalho”, destacou.
“O aumento do número de artesãos com carteira no Paraná representa um avanço para todo o setor, assegurando direitos, estimulando a valorização cultural e impulsionando o desenvolvimento econômico regional”, avaliou Pollyana
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
PRESENÇA NO 13º QUILT & CRAFT SHOW – Nesta semana, a Coordenação de Fomento ao Artesanato está presente no Festival de Artesanatos e Artes Manuais com um estande de emissão de carteiras do artesão, oferecendo mais oportunidades para os profissionais regularizarem sua documentação, garantirem direitos e ampliarem suas possibilidades no mercado. O festival acontece até este sábado (60), no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.
FACILIDADE – Além dos mutirões pontuais, toda última quinta-feira do mês ocorre uma edição fixa no Liceu de Ofícios Criativos, das 9h às 17h, na Rua Mateus Leme, 22, bairro São Francisco, em Curitiba.
O profissional deve levar um documento de identificação com foto e uma peça ou foto dos materiais produzidos por ele. Durante os mutirões, os artesãos recebem orientações sobre direitos, benefícios, capacitações e oportunidades de mercado. Em cada edição, mais de 100 profissionais são atendidos por dia. A Carteira Nacional do Artesão também pode ser emitida de forma online (AQUI).
AEN