Cascavel apresenta baixo risco de infestação para dengue

0 67

A Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta semana, de segunda (24) a quarta (26), o 4º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido e amostral). Os agentes de Endemias vistoriaram 4.771 imóveis e o resultado apontou índice geral de 0,6%, o que caracteriza baixo risco de infestação no Município, o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1% (baixo risco).

Segundo a Secretaria de Saúde, mesmo com índice baixo de infestação, é fundamental que a população mantenha os cuidados. As condições climáticas foram de muitas chuvas nos últimos dias e agora as altas temperaturas favorecem a proliferação do mosquito, sendo necessária a faxina semanal, não deixando locais que possam acumular água. É o momento propício para fazer a limpeza com água e sabão de todos os depósitos fixos, bebedouros de animais, vasos plantas, eliminando qualquer ovo ali depositado, realizar o descarte adequado de todos os lixos orgânicos e recicláveis evitando que se tornem possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Apesar do índice de baixo risco, a Secretaria de Saúde destaca dois estratos que ficaram com índice acima da média geral, sendo necessária atenção especial destas localidades, conforme segue:

Estrato 11 (Nova York, Pacaembu, Cascavel Velho, Jardim Itália I e II, Veneza, Presidente, Aquarela, Lago Municipal): apontou um índice de 1,4% (médio risco).

Estrato 1 (Lago Azul, Morumbi, Riviera, Caroline, São Francisco, Bela Vista, Florais, Floresta, Clarito, Colonial, Los Angeles, Brasília II, Brasília I Acre): apontou índice de 1,1% (médio risco).

Conforme último Informe de Arboviroses do Município de Cascavel, já foram registrados 759 notificações e 09 casos positivos (31/08/22 a 15/10/22).

CASCAVEL

Deixe um comentário