CastraPet realizou 77 castrações de cães e gatos em Maripá
O Município de Maripá recebeu no dia 10 de dezembro, no Centro de Eventos, uma estrutura móvel do CastraPet Paraná – Programa de Esterilização de Cães e Gatos, promovido pelo Governo do Estado, onde foram realizadas 77 cirurgias de castração de cães e gatos, sendo 53 cães e 24 gatos.
O programa disponibiliza uma equipe contratada de veterinários e auxiliares, bem como toda a estrutura física para realizar os atendimentos da comunidade e os procedimentos cirúrgicos nos pets. Após a cirurgia, os tutores receberam gratuitamente a medicação pós-operatória e a aplicação de microchip eletrônico para identificação do animal.
“A vinda do CastraPet foi uma grande realização pois era uma demanda da comunidade e também do poder público para conseguir amenizar o problema dos cães de rua, principalmente. Conseguimos capturar 13 cães e todos passaram pela castração e já estão recuperados”, explica a vice-prefeita, Janaína Müller Geraldi.
Nas inscrições para o programa, foram priorizados o atendimento dos cães em vulnerabilidade social (cães de rua) conforme levantamento realizado previamente, famílias de baixa renda e as vagas restantes foram disponibilizadas para a população em geral.
“Este projeto foi resultado de um trabalho que viemos desenvolvendo desde o ano passado junto com a conscientização da comunidade escolar e da população em geral. Também temos uma atuação muito importante de voluntários que abraçaram a causa e deram todo apoio necessário não só no cuidado de pós-operatório como o ano todo”, destaca Janaína.
Das 109 vagas disponibilizadas ao município, 77 delas foram preenchidas. Apesar de haver 157 inscritos, 64 pessoas não levaram seu pet no dia da cirurgia e 14 animais estavam inaptos para a castração por não atender os critérios estabelecidos ou não ter realizado o jejum da forma correta.
“Estávamos há mais de um ano aguardando pela vinda do Castrapet, sem custo algum para os cidadãos e muitos não compareceram, desperdiçando vagas que poderiam ter sido preenchidas por outras pessoas. Mas o resultado foi muito bom para aqueles que aproveitaram a oportunidade e temos recebido uma boa avaliação pela iniciativa e, além disso, nenhum animal teve complicações no pós-cirúrgico”, ressalta o coordenador do convênio, Cleiton Manske.
As despesas com as cirurgias são pagas com recursos do tesouro estadual e de emendas parlamentares. A ação é promovida pela Sedest – Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná em parceria com as prefeituras municipais, que realizam o cadastro das famílias beneficiadas.
Camila Angst
MARIPÁ