Atleta de Toledo faz história na Terra das Cataratas

Estimated reading time: 3 minutos
A toledana Juliana Gomes dos Santos fez história no último domingo (18). A corredora conquistou o segundo lugar geral na prova de 8 km da 16ª Meia Maratona das Cataratas. A corrida, disputada no Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu, teve a participação de 1190 mulheres e o resultado, alcançado com o tempo de 33’47”276, foi bastante comemorado. Além da medalha de prata, os demais atletas da Equipe Sferriê tiveram uma boa participação.
Chegar ao pódio entre as melhores surpreendeu até mesmo a competidora. “Participar da Meia Maratona das Cataratas já foi algo emocionante e a conquista ainda mais surpreendente”, disse. Juliana explicou que treina desde os 14 anos. “Antes da corrida eu pratiquei marcha atlética e, de certa forma, o esporte sempre fez parte da minha vida. A corrida me transformou e subir no pódio neste fim de semana, disputando com quase 1,2 mil mulheres, foi muito emocionante”, comemorou.
Juliana ainda lembrou da sensação de ver as pessoas torcendo por ela. “O público começou a gritar, me dizer que eu estava em segundo lugar e eu mal conseguia acreditar que era essa minha posição. Isso me incentivou a buscar ainda mais manter essa posição”. A corredora agora já faz planos para a próxima disputa. “O meu objetivo agora é fazer um treinamento específico para a meia maratona de Toledo. Eu até já tenho a inscrição em mãos para o revezamento em dupla misto”, informou.
Sobre a participação na disputa na Terra das Cataratas, a atleta afirmou que a prova tem uma energia muito diferente. “A natureza, o percurso, o clima, é de arrepiar. Quem ama correr precisa viver essa experiência pelo menos uma vez na vida. Eu falo que vale todo o empenho que é ir pegar transporte, acordar cedo, é algo muito bom, vale muito a pena”, frisou.
Além da medalhista de prata, o time contou com mais quatro participantes. O trabalho de organização dos competidores foi feito pela Escola de Treinamento Esportivo Fábio Bento. “Fui procurado pela Sferriê, uma empresa que tem fomentado o esporte em várias frentes, para realizar a seleção de pessoas para o evento. O convite veio por conta da nossa parceria de alguns anos com a modalidade do beach tennis e foi um sucesso novamente”, disse Fábio Bento, lembrando que a intenção principal é o fortalecimento e o incentivo à prática esportiva.
Os demais resultados do time toledano vieram com Ravena Mantovani de Andrade na prova dos 8km feminino, 71º lugar com 41’19”082; Josiel Martins e Mateus Biazin, ambos nos 8km masculino, 4º e 5º lugares com os tempos de 30’43”828 e 33’40”858 respectivamente; e Nilra Neris dos Santos Queiroz nos 21km, 1º lugar na categoria 40 a 49 anos e 89ª na classificação geral com o tempo de 1h36’50”650.