Começa no Senado sabatina de André Mendonça, indicado ao STF – acompanhe ao vivo

2

Relatora apresentou voto favorável à indicação

A relatora, Eliziane Gama (Cidadania-MA), apresentou voto pela aprovação da indicação de André Mendonça ao STF. Em seu parecer, a senadora considera a sabatina um momento importante para afirmar princípios republicanos e também para superar, segundo ela, preconceitos, muitos deles, “artificiais e reforçados por falas enviesadas do próprio presidente da República”. Ela se refere à fala de Jair Bolsonaro de que o indicado seria “terrivelmente evangélico”.

Para a senadora, a documentação encaminhada à CCJ demonstra que André Mendonça “honrou a administração pública como servidor dedicado e diligente”.

“Constata-se o seu notório saber jurídico e reputação ilibada, atendendo aos requisitos constitucionais previstos no art. 101 da Carta Magna”.  

Edilson Rodrigues/Agência Senado09h32

Aberta a sessão

Começou agora na CCJ a sabatina do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União André Mendonça para vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A relatora da indicação é a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). 09h21

Eliziane Gama diz acreditar na aprovação de André Mendonça

O indicado para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, já chegou ao Senado. A relatora da indicação, Eliziane Gama (Cidadania-MA), disse acreditar que o nome será aprovado pelo Senado. Segundo ela, o relatório não foi pautado por questões ideológicas, nem religiosas, já que Mendonça é pastor evangélico.

Presidente Bolsonaro indicou o ex-ministro da Justiça André Mendonça

André Mendonça foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 13 de julho por meio da mensagem (MSF) 36/2021. Caso sua indicação seja aprovada pelo Senado, ele deverá ocupar o cargo de ministro do STF na vaga deixada por Marco Aurélio Mello, que se aposentou em 12 de julho.

Veja aqui como será apreciada a indicação de André Mendonça

CCJ sabatina André Mendonça, indicado ao STF

Sabatina de Mendonça era cobrada por senadores

A mensagem com a indicação de Mendonça chegou à CCJ no dia 18 de agosto. Ao longo de quase quatro meses, senadores cobraram a sabatina do indicado, que só foi marcada em novembro.

Parecer não foi pautado por preconceito, diz relatora de indicação

Começa daqui a pouco na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a sabatina de André Mendonça para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A reunião deve começar pela leitura do relatório da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Ela destacou que André Mendonça preenche os requisitos constitucionais e que seu parecer não foi pautado por nenhum preconceito político, ideológico ou religioso.

Da Agência Senado