Celulares recuperados: PC entrega aparelhos as vítimas

Estimated reading time: 5 minutos

A 20ª Subdivisão Policial de Toledo (SDP) entregou, na manhã de sexta-feira (7), 40 aparelhos celulares recuperados. O ato ocorreu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). A ação é resultado de processos de investigações, além de rastreamento tecnológico e reforça a atuação das forças policiais.

“Este momento da entrega é muito gratificante para nós da Polícia Civil”, destaca o delegado-chefe da 20ª SDP, Alexandre Macorin. “Estamos fazendo a entrega às pessoas que tiveram esses telefones furtados ou roubados. É gratificante poder devolver esse objeto para os seus legítimos proprietários. Muitas pessoas usam esses telefones inclusive para trabalho”.

Macorin explica que cada caso é analisado individualmente. “Através do uso da tecnologia da Polícia Civil, através de uma equipe de policiais que monitora e consegue localizar telefones que foram furtados, roubados ou extraviados. Esse trabalho permite a localização desse telefone, faz contato com a pessoa que está de posse dele e, posteriormente, a recuperação”, pontua.

Os aparelhos foram alvo de furtos, roubos ou extravios com boletins de ocorrências registrados durante os anos de 2024 e 2025. A recuperação ocorreu mediante operações que envolveram forças policiais dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

OPERAÇÃO – O delegado, Fábio Freire, esclarece como funciona as questões técnicas da operação. “A partir da identificação dos boletins de ocorrência é enviado pelo departamento uma lista de aparelhos que foram alvo desses crimes patrimoniais. Essa lista é passada para o investigador e ele junto as operadoras faz um trabalho de verificação com quem estão esses aparelhos. Por meio da parte tecnológica, a gente consegue identificar com quem estão esses celulares que foram objetos de furtos, roubos. Depois disso, os investigadores vão em campo para concluir a investigação e recuperar o objeto”.

Freire comenta que cada situação é analisada individualmente. “Verificamos se a pessoa que está de posse do celular agiu de ‘boa fé’, se ela comprou dolosamente ou culposamente. Encontramos muitos casos em que a pessoa adquiriu o aparelho com valor de mercado, em um local com aparência lícita, com CNPJ. Contudo, também encontramos as pessoas que compram de terceiros – com o valor abaixo de mercado – e a partir dessas circunstâncias do caso concreto, verificamos se há indício ou não de crime de receptação”.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA –  O delegado reforça a importância do registro do Boletim de Ocorrência. Ele cita que quando a vítima deixa de fazer o registro reduz as chances de recuperação do bem, pois é com base nesses registro que as operações são direcionadas com mais exatidão e, consequentemente, apresentam mais êxito.

“É importante registrar o extravio, a perda ou furto do objeto. Quanto mais dados a vítima tiver, melhor para a identificação desse celular. É importante que ela traga o máximo de informações possíveis, entretanto, o primordial é fazer o BO. Até mesmo nessa questão de extravio ou perda é importante fazer o registro, para que no, no futuro, ela, de repente, não tenha o nome envolvido com outra situação. O mesmo acontece para quem encontrar um objeto perdido: agir de boa índole, visto que existe o crime de apropriação de coisa achada. A pessoa que encontra algum objeto em via pública, por exemplo, ela deve procurar a autoridade policial e fazer a devolução desse bem, pois se decorrido um lapso temporal de 15 dias, ela pode começar a ser responsabilizada pelo crime de apropriação de coisa achada”.

RECUPERADO – Claudio Aparecido de Souza esteve na Acit para receber o celular que foi recuperado pela Polícia Civil. “O celular é do meu filho, mas ele mudou de Estado. Eu recebi a intimação para comparecer aqui para receber o aparelho. Faz seis meses que o celular foi furtado. O aparelho estava dentro do carro, quebraram o vidro e levaram. Meu filho ainda está pagando as parcelas do celular furtado. Ele teve que comprar outro e, agora, está pagando também as parcelas do novo celular. Ficamos muito felizes em saber que o aparelho foi recuperado, graças ao trabalho dos policiais”, parabenizou a equipe.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.