Cenário cultural de Toledo é consolidado em espaços públicos, cursos e eventos

Estimated reading time: 6 minutos
A cultura tem o poder de resgatar memórias, provocar reflexões, fortalecer vínculos e despertar emoções profundas. Por meio da música, do teatro, da dança, da literatura, da linguagem visual e audiovisual, diferentes formas de expressão revelam identidades, traduzem sentimentos e dialogam com diversas realidades.
Em Toledo, esse potencial transformador encontra solo fértil e incentivo constante. Ao longo dos anos, o município vem consolidando políticas culturais que garantem o acesso gratuito a eventos, formações e estruturas públicas. A arte, assim, se espalha como um fio invisível, tecendo experiências coletivas e encontros humanos, alcançando as mais variadas idades e classes sociais com sensibilidade e pertencimento.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
A diretora de Cultura Karla Celant revela que “essa riqueza cultural não apenas define quem somos, mas impacta profundamente a vida das pessoas que aqui vivem. Em um mundo cada vez mais acelerado e confuso, a arte oferece uma pausa, um respiro para a alma. Participar de uma oficina, assistir a uma peça ou se emocionar com uma apresentação musical pode ser o ponto de equilíbrio para muitos”.
BIBLIOTECA – Mais do que repositórios de livros, as três bibliotecas do município são espaços vivos de transformação. Na Vila Pioneira, a bibliotecária Thaiza Grandi Bottega afirma que “as bibliotecas são centros de conhecimento, cultura, desenvolvimento pessoal e coletivo. São espaços democráticos e de inclusão social e bem-estar”. A unidade atende, em média, 130 pessoas por mês, com um acervo de 8.395 exemplares catalogados entre gibis e obras literárias.
Já a Biblioteca Pública central soma mais de 50 mil exemplares, abrangendo literatura, livros técnicos, infantis, de autoajuda e quadrinhos. A coordenadora Ana Paula Lenhardt destaca que “tivemos, nos últimos seis meses, uma média de dois mil visitantes por mês. Só em junho, foram emprestados 1.703 materiais e 100 novos leitores foram cadastrados”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
CEU DAS ARTES – Localizado no Jardim Europa, o Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU das Artes) é resultado da parceria entre as secretarias de Cultura e de Esportes, onde o espaço atende mensalmente cerca de 150 pessoas a partir dos cinco anos de idade. Entre as atividades, destacam-se aulas de violão, bateria, ballet, informática, crochê, artesanato e teoria musical. A coordenadora Mariana Schoenell da Paixão resume que “nossos cursos são totalmente gratuitos, promovendo a criatividade e a imaginação de crianças e jovens ao oferecer novas oportunidades e uma perspectiva de vida mais positiva”.
MUSEU – Com 41 anos de história, o Museu Histórico Willy Barth prepara-se para comemorar, em 2025, uma década na nova sede, próxima ao Hospital Regional. Seu acervo, composto por mais de 30 mil itens, é um mergulho no passado da cidade.
O museólogo Luan Pacheco explica que os objetos da exposição incluem documentos, ferramentas de trabalho e estudo, utensílios de antigas moradias e animais da fauna regional. Além da exposição fixa, que será renovada em setembro, o museu abriga mostras temporárias que valorizam os artistas locais.
CASA DA CULTURA – Desde sua inauguração, em 1976, a Casa da Cultura forma novos artistas. O espaço oferece cursos de teatro, artes visuais, dança e diversos instrumentos musicais para crianças a partir dos seis anos. Com um auditório de 60 lugares, a Casa realiza ao longo do ano apresentações abertas ao público, celebrando as mais diversas manifestações artísticas criadas por seus próprios alunos.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
TEATRO MUNICIPAL – Na última quinta-feira (3), o Teatro Municipal retornou com suas atividades após período de reforma. O diretor de eventos culturais Fabrício Zampieri Mologni enfatiza que “o teatro é motivo de grande orgulho, pois é o segundo maior do Paraná. Não só pela magnitude da estrutura, mas pelos espetáculos já produzidos, pelas emoções despertadas, pela forma como contribui para revelar talentos. Acredito que o desenvolvimento socioeconômico passa pela cultura e o Teatro é um berço dela”.
EVENTOS – A programação cultural oferece vivências que exaltam a diversidade de linguagens e de público. O secretário de Cultura, Gabriel Furlan, ressalta as apresentações realizadas até o momento. “Iniciamos o ano com o almoço dos pioneiros, depois fomos para o Tooledo Rock Festival e a Festa Literária de Toledo (Flit)”.
Fabrício Mologni conclui que “é importante estar sensível às demandas da população. A cultura de Toledo é considerada uma referência nacional e isso traz uma responsabilidade ainda maior. Estamos influenciando outras cidades da região e pensando internacionalmente também”.
Próximos eventos
Festival Festimap – de 13 a 19 de julho. O evento é uma parceria com a Prati Donaduzzi e promove a música clássica.
49º Festin – de 21 a 26 de julho. O objetivo do Festival de Inverno é incentivar talentos locais e regionais com apresentações autorais.
Festival do Circo – 08 a 12 de setembro. Ao difundir a arte circense entre diferentes grupos, o público acessa espetáculos mágicos e encantadores.
Semana Farroupilha – de 17 a 21 de setembro. A celebração e o fortalecimento da cultura gaúcha promovem músicas, danças e comidas típicas.
Toledo em Dança – de 29 de setembro a 05 de outubro. Tanto bailarinos amadores quanto profissionais recebem o aprimoramento técnico e artístico ao participarem de oficinas e ao apresentarem diversos estilos de dança.
Festival de Teatro + Aniversário do Teatro – de 26 a 29 de novembro. Em clima de comemoração, espetáculos teatrais são promovidos, ao fortalecer a arte e os artistas locais.
Virada Cultural – de 05 a 07 de dezembro. Os artistas da cidade entram em evidência em shows. O evento atrai turistas e fortalece o comércio.
Da Redação
TOLEDO