Foz do Iguaçu vai receber circuito da cerveja artesanal no próximo sábado

Estimated reading time: 4 minutos

Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, recebe no sábado (6), a partir das 11h, o Festival da Cultura Cervejeira Artesanal, na histórica Rua Pedro Basso, considerada uma das vias urbanas mais bonitas do município e recentemente tombada como patrimônio cultural municipal. Com entrada gratuita, o evento reúne moradores da cidade, turistas da tríplice fronteira e visitantes de diferentes regiões do Paraná e do País, unindo turismo, cultura e gastronomia em um único espaço.

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu), o festival contará com a participação de seis cervejarias do Oeste paranaenses: a 277 Craft Beer, Kiun, Promalcer, Locksbier, Formosa e a Providência, oferecendo cerca de 30 torneiras com rótulos premiados nacional e internacionalmente. Entre os destaques está a Canoa Quebrada, cerveja foz-iguaçuense que conquistou medalha de ouro na World Beer Cup, em Indianápolis, Estados Unidos, competição que avaliou mais de 345 mil rótulos.

Para o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, o festival reforça o potencial turístico e econômico de Foz do Iguaçu. “Mais do que degustar cervejas artesanais premiadas, os turistas e visitantes têm a oportunidade de conhecer Foz do Iguaçu que é referência no turismo nacional e internacional. A Rua Pedro Basso se transforma em espaço de convivência e valorização da produção local, fortalecendo o turismo, a economia e o sentimento de pertencimento da população”, afirmou.

Para o secretário municipal do Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, o circuito cervejeiro consolida a importância do município dentro da gastronomia e como destino que produz cervejas artesanais com destaque no cenário mundial. “A cerveja artesanal é uma tendência na cena gastronômica. Trabalhamos para fortalecer a produção local, apoiar o empresário do ramo, incentivar os empreendedores e, assim, promover o fortalecimento do setor. Será um evento único”, disse.

A programação musical e cultural do evento inclui o DJ João Ritchie, Kiko e os Tesouros, Caiçara e Tanger, além de flash tattoo e gastronomia local.

O sócio proprietário da Forja Foz, Willian Meireles, a organizadora do evento, reforçou o papel do festival. “Foz do Iguaçu, a cidade das cataratas, recebe o maior evento cervejeiro do Paraná. É uma oportunidade para o público vivenciar a produção artesanal local no coração da cidade. O festival vai além de um brinde: é um marco que celebra e fortalece a indústria cervejeira, gerando conexão direta entre produtores e consumidores e consolidando Foz como polo da cultura cervejeira de alta qualidade”.

O Paraná tem se consolidado como referência nacional em cerveja artesanal, com mais de 240 medalhas conquistadas desde 2019 no Festival Brasileiro da Cerveja. Entre 2020 e 2024, o setor recebeu investimentos de R$ 5 bilhões, incluindo a inauguração da Maltaria Campos Gerais, com capacidade de produção de 280 mil toneladas de malte por ano, e a construção de uma unidade de maltes especiais em Guarapuava.

O Festival da Cultura Cervejeira Artesanal destaca Foz do Iguaçu como um importante destino de turismo gastronômico e cervejeiro, promovendo interação entre produtores e consumidores, valorizando a história e cultura da cidade e fortalecendo a economia local.

AEN

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.