Escola Antonio Scain navega pelas emoções e encontra histórias que tocam
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A Escola Municipal Antonio Scain convida todos a embarcarem em uma viagem repleta de emoções, com histórias que tocam a alma e transformam corações na quarta edição do Chá Literário, realizado na última quarta-feira (5). Com o tema ‘Navegando pelas emoções: um encontro com histórias que nos tocam’, o evento foi um verdadeiro oceano de sentimentos, onde crianças e adultos tiveram a chance de explorar as profundezas das palavras e da leitura, em um momento de união, aprendizado e afeto.
A literatura, mais do que uma ferramenta de ensino, se torna uma ponte que conecta os pequenos com seus próprios sentimentos, sejam eles de alegria, coragem, tristeza ou superação. O ambiente escolar ficou ainda mais acolhedor no Chá Literário. Estações repletas de magia e encanto foram montadas. A leitura foi a grande protagonista e ofereceu às crianças a oportunidade de aprender, sonhar e crescer. Elas descobriram o poder de transformar suas emoções por meio das páginas de um bom livro.
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LITERATURA – A diretora Silvia Felizardo ressalta que o Chá Literário é o resultado do trabalho da psicopedagogia institucional realizado com aproximadamente 400 estudantes. “Trata-se de um evento importante, porque tratamos da literatura infantil com os nossos estudantes no cotidiano escolar”.
A psicopedagoga da escola Luciana Alves Pinto explica que a comunidade escolar desenvolveu as atividades com literaturas. “São textos que foram trabalhados em classe, inclusive, as habilidades socioemocionais de cada estudante por meio de personagens”.
Os alunos desenvolveram diversos sentimentos, entre eles, a empatia. “Os estudantes compreenderam a importância em se colocar no lugar do outro, pois muitas situações são vivenciadas, diariamente, na escola”, destaca a professora.
ESTAÇÕES – O Chá Literário foi ‘servido’ em diversas estações organizadas na escola. Tinha a estação do teatro, da contação de história, a passarela da leitura, entre outros lindos espaços.
No teatro, os estudantes do quinto ano encenaram a obra ‘A Menina da Cabeça Quadrada’ da escritora Emília Nuñez. É um livro que incentiva as crianças da era digital a descobrirem o prazer das brincadeiras tradicionais.
A obra também ajuda famílias a conversar sobre o uso consciente das telas e evitar que as crianças fiquem ansiosas devido ao vício em celulares, tablets, computador e televisões.
As crianças do terceiro ano escreveram suas próprias histórias e elas foram transformadas em livros. No Chá Literário, as histórias foram compartilhadas com todos os estudantes da escola.
EMOÇÕES – Conforme a psicopedagoga, a programação do Chá Literário trabalhou com as habilidades socioemocionais e, sobretudo, no incentivo ao gosto pela leitura. “Muitas crianças que não tinham a percepção de fazer uma leitura em público; nesta edição, elas são leitoras de histórias”.
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Luciana complementa que os movimentos realizados culminam com o Chá Literário e faz com que as crianças melhorem a imaginação, a leitura e a interpretação. “Por meio das histórias, as crianças desenvolvem o senso crítico, a visão de mundo e os horizontes ampliam de uma maneira geral”.
Ela salienta que as crianças se aventuram e conhecem lugares físicos por meio dos livros e com a imaginação foi possível chegar longe. Eu tinha acesso a todas as turmas da escola e apresentei aos estudantes um pouco daquilo que acredito: a leitura como uma ferramenta de ensino e de lazer”.
Da Redação
TOLEDO