Câmara de Toledo inicia tramitação de títulos de Cidadania Honorária e de medalhas Willy Barth e Diva Paim Barth

Estimated reading time: 5 minutos

A Câmara de Toledo iniciou na 17ª Sessão Ordinária de segunda-feira, dia 26 de maio, a análise de onze novas proposições, entre as quais seis homenagens municipais. As proposições preveem a concessão da cidadania honorária ao médico Cláudio Tomuo Hayashi e ao ex-prefeito Luís Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt; da Medalha Diva Barth a Helga Ivoni Viezzer e Rosmari Gatto Bordignon; e da Medalha Willy Barth a Alexandre Macorin de Lima e a Aquelino Luiz Massola.

As demais proposições incluem o Projeto de Lei n° 86, dos vereadores Jairo Cerbarro e Bruno Radunz, que acrescenta dispositivos à legislação sobre incentivos ao setor de turismo e o Projeto de Lei n° 87, do Professor Oséias, que declara de utilidade pública municipal a Associação The Unity Centro de Treinamento, além de duas proposições do Poder Executivo.

As seis homenagens previstas nas proposições que iniciam tramitação incluem a concessão do Título de Cidadania Honorária ao médico Cláudio Tomuo Hayashi, prevista no Projeto de Lei n° 73, do Poder Executivo, e ao ex-prefeito Beto Lunitti, proposta no Projeto de Lei n° 85, da Mesa da Câmara. Já a concessão da Medalha Diva Paim Barth a Helga Ivoni Viezzer é proposta no Projeto de Resolução n° 22 e a Rosmari Gatto Bordignon no Projeto de Resolução n° 23, ambos de autoria da Mesa. Rosmari é enfermeira, servidora municipal e professora na área, além de ex-secretária da Saúde. Já Helga Ivoni Viezzer teve proposta a homenagem em reconhecimento “pelos serviços prestados à coletividade e por sua contribuição no desenvolvimento do Município de Toledo”.

As homenagens com a Medalha Willy Barth, por seu turno, contemplam Alexandre Macorin de Lima no Projeto de Resolução n° 24, da Mesa, pela sua atuação na Polícia Civil, onde foi Delegado-Chefe do C.O.P.E. – Centro de Operações Policiais Especiais do Estado do Paraná, Delegado-Chefe das Subdivisões Policiais de Cascavel (15ª), Toledo (20ª) e novamente da 6ª Subdivisão de Foz, entre outras funções. Já Aquelino Luiz Massola teve proposta a homenagem no Projeto de Resolução n° 25, da Mesa, “pelos serviços prestados à coletividade e por sua contribuição no desenvolvimento do Município de Toledo”, por indicação do Poder Executivo.

No Projeto de Lei n° 86, os vereadores Jairo Cerbarro e Bruno Radunz propõem acrescentar dispositivos à legislação sobre incentivos ao setor de turismo. Os vereadores visam fomentar a criação e a divulgação de roteiros turísticos integrados já existentes no município e apoiar eventos e iniciativas que promovam o turismo rural, entre outras medidas previstas na proposição, como elaborar e implementar programas e projetos, oferecer cursos de capacitação e assistência técnica aos empreendedores rurais interessados em desenvolver o turismo rural. A proposição também prevê campanhas de divulgação dos atrativos turísticos rurais de Toledo, estabelecer parcerias para o desenvolvimento do setor e criação de mecanismos de apoio financeiro, como linhas de crédito e incentivos fiscais para os empreendimentos de turismo rural, entre outras medidas.

Projeto de Lei n° 87, do Professor Oséias, declara de utilidade pública municipal a Associação The Unity Centro de Treinamento, a qual atua em Toledo desde 2021, no Jardim Coopagro. A entidade sem fins lucrativos dedica-se à promoção do desenvolvimento pessoal e profissional da comunidade com treinamentos esportivos e táticos, mantendo parcerias com forças de segurança do município e associações beneficentes, “colaborando ativamente para o bem-estar e o desenvolvimento de Toledo”, aponta o documento.

Projeto de Resolução n° 26, da Mesa, por sua vez, referenda o Termo de Convênio celebrado entre a Câmara Municipal de Toledo e o Município de Toledo, visando a cedência de servidora.

Projetos do Poder Executivo

Projeto de Lei n° 88, do Poder Executivo, autoriza o Executivo a abrir créditos adicionais suplementar de R$ 6,5 milhões e especial de R$ 17,5 mil, enquanto o Projeto de Lei n° 89 altera a legislação que cria o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher – FMDM.

O crédito adicional especial previsto na proposição do Poder Executivo, segundo aponta o prefeito Mario Costenaro na Mensagem nº 30, de 20 de maio, visa atender demandas e adequações das pastas da Saúde, Gabinete do Prefeito, Administração, Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade, Recursos Humanos, Cultura, Esportes e Lazer, Segurança e Trânsito, Fazenda e Educação, além da Secretaria da Assistência Social. Já as alterações propostas na legislação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher pelo Projeto de Lei n° 89, segundo a Mensagem nº 31, de 20 de maio, do prefeito Mario César Costenaro, alteram a Lei nº 2.749/2024, que criou o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher – FMDM, adequando-a à reforma administrativa que criou a Lei nº 2.902/2025 e a Secretaria da Mulher, órgão que também ficou responsável pelo Fundo Municipal dos Direitos da Mulher.

Assessoria da Câmara

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.