Ciscopar/CTA/SAE realizam ‘aulão’ para marcar ações do Janeiro Roxo

0 166

Para marcar as atividades do Janeiro Roxo o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar)/Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) realizam no dia 29 deste mês um aulão com o tema hanseníase: desafios, diagnósticos e qualidade de vida. O evento será no auditório do Ciscopar.

A palestrante será ministrada pela a médica dermatologista e hansenologista, Fabiola Welter Ribeiro. O público alvo são alunos dos cursos de graduação da área da saúde. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site www.cicopar.com.br.

“Nos dias 1 e 2 estaremos visitando um Hospital de referência no que se refere aos atendimentos de pacientes com hanseníase – em Piraquara – para conferirmos os trabalhos e, dessa forma, adquirirmos novas experiências e avaliarmos o que podemos implantar e fortalecer aqui no Ciscopar”, relata a coordenadora do CTA/SAE, Jéssica Leonita Sartor.

A hanseníase é uma doença que recebe acompanhamento na Atenção Primária em Saúde. O diagnóstico, o acompanhamento e o tratamento deste agravo acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na 20ª Regional de Saúde, casos mais específicos poder ser atendidos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). No CTA/SAE, o atendimento para a hanseníase conta com profissionais especializados nesta condição.

CAMPANHA JANEIRO ROXO – O nome da campanha é devido a cor roxa sinalizar a criatividade e o aprofundamento sobre o estudo das questões, além de representar a luta contra uma causa sem amarras e sem preconceitos.

A hanseníase é uma doença causada por uma bactéria que atinge, primordialmente, pele e nervos periféricos; nas formas mais graves, pode atingir outros órgãos; ela também é conhecida como lepra. O contágio pode ocorrer quando a pessoa convive, durante muito tempo, com outra que possui a doença. Entretanto, apenas uma pequena parcela da população que entra em contato com a bactéria pode desenvolver a doença.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário