Colégios Cívicos-Militares: modalidade apresentam bons resultados no NRE de Toledo

Estimated reading time: 4 minutos

Os Colégios Cívicos-Militares, pertencentes ao Programa Colégio Cívico-Militares no Estado do Paraná –  envolvem uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria Estadual da Segurança Pública – e apresentam um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa. Atualmente, o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo conta com dez colégios e uma escola que integram o Programa.

“Nos Colégios Cívico-Militares existe um diferencial importante. A frequência regular, a disciplina, a organização e o ambiente escolar mais estruturado fazem muita diferença no dia a dia”, destacou o chefe do NRE de Toledo, José Carlos Guimarães. “A presença dos militares, mesmo sem atuar diretamente em sala de aula, ajuda a manter um clima de ordem e respeito, o que favorece a concentração dos alunos e, consequentemente, o aprendizado”.

Recentemente o secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda Vieira, esteve em Toledo e falou sobre o Programa Colégio Cívico-Militares no Estado do Paraná. Na ocasião, Roni pontuou que os alunos que estudam nesses colégios têm apresentado melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Em relação as observações do secretário, Guimarães concordou com as afirmações. “De certa forma, sim, esses estudantes têm obtido melhor desempenho. O Núcleo Regional de Educação de Toledo, que reúne 16 municípios, alcançou em 2023 a melhor nota do IDEB entre os Núcleos do Paraná. Ainda sentimos alguns reflexos da pandemia, mas as expectativas para 2025 são bastante positivas”, reforçou.

CONSULTAS PÚBLICAS –  O secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda Vieira, quando esteve em Toledo, também falou sobre a realização de novas consultas públicas para a adesão de mais colégios do NRE de Toledo no Programa Colégio Cívico-Militares.

“Ainda estamos em fase de planejamento, entretanto, o processo de consulta é bem simples, onde a comunidade poderá exercer seu poder de escolha em aderir, ou não, a modalidade cívico-militar. Essa escolha será respeitada”, afirmou Guimarães.

IMPACTOS POSITIVOS – De acordo com o chefe do NRE de Toledo, o modelo traz benefícios a toda a comunidade escolar. “A implementação dos Colégios Cívico-Militares no Núcleo de Toledo foi muito positiva e transformou a realidade das instituições de ensino. Em algumas unidades, especialmente aquelas localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social, os impactos foram além dos muros escolares, refletindo também nos entornos. Houve significativa redução de conflitos, eliminação da presença de grupos que se reuniam para brigas e até mesmo da prática de comércio de drogas nas proximidades, fortalecendo um ambiente mais seguro e favorável ao aprendizado”, conclui ao reforçar a efetividade do Programa.

NRE TOLEDO

Segundo a assistente Técnica do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, Nadeje Emmel Muhlbeier, atualmente o NRE de Toledo conta com dez colégios e um escola, que integram o Programa Colégio Cívico-Militares no Estado do Paraná sendo: duas em Guaíra: CCM Jardim Zeballos e CCM Prof Jaime Rodrigues; duas em Marechal Cândido Rondon: CCM Frentino Sackser e CCM Marechal Rondon; uma em Palotina: CCM Barão do Rio Branco; uma em Santa Helena: ECM Graciliano Ramos; cinco em Toledo: CCM Antonio José Reis, CCM Jardim Maracanã, CCM João Arnaldo Ritt, CCM Novo Horizonte e CCM Luiz A Morais Rego.

OBJETIVO

O Programa Colégio Cívico-Militares tem por objetivo ofertar uma educação básica de qualidade, o desenvolvimento de um ambiente escolar adequado que promova a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, a gestão de excelência dos processos educacionais, pedagógicos e administrativos e o fortalecimento de valores humanos e cívicos. Os Colégios Cívicos-Militares, pertencentes ao Programa Colégio Cívico-Militares no Estado do Paraná contam com a participação do corpo docente da instituição e apoio dos militares do Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV) do Estado do Paraná.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da AEN

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.