Experiência ao cliente deve ser o protagonista nas vendas de final de ano

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O Natal é muito mais do que luzes e enfeites; é uma oportunidade única para alavancar as vendas no período mais encantador do ano. A magia natalina desperta emoções, cria conexões e transforma o comportamento dos consumidores. Dinheiro e vontade de comprar, todos têm. Cabe ao vendedor saber como ativar esse desejo, conectando-se com o espírito natalino e oferecendo experiências que brilhem tanto quanto as vitrines enfeitadas. No Natal, quem entende de emoção; vende mais.
O período mais mágico do ano já começou no município. A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) promove a campanha Meu Natal Premiado 2025. O lançamento aconteceu, na noite de segunda-feira (13), no Teatro de Toledo. A Prefeitura de Toledo também realizou o lançamento da programação de decoração e da iluminação de Natal na cidade.
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Com prêmios que prometem surpreender, a campanha da ACIT chega como parte das celebrações natalinas que já começam a tomar conta da cidade. A iniciativa – que promete ainda espalhar alegria e reforçar o espírito natalino em todo o município – trouxe Gustavo Malavota.
Com mais de 15 anos de atuação, Gustavo Malavota consolidou-se como uma referência nacional no desenvolvimento de equipes comerciais. Fundador da Mola Educação, empresa líder em treinamentos para times de vendas, ele também atua como mentor da comunidade de vendas Sales Clube; voltada a profissionais da área.
ENCANTAMENTO – Malavota explica que para formar um bom time na área de vendas, o empresário precisa saber quem ele quer contratar para o time. “Atualmente, nós temos uma demanda muito grande de pessoas que querem uma oportunidade de trabalho, mas ainda não sabem onde exatamente”.
O palestrante complementa que a venda – embora seja uma ótima porta de entrada – ela é ainda muito estreita. “Se não souber exatamente o que fazer, você perde completamente a sua atividade, porque é um trabalho árduo que exige do contratante. Uma vez errado, o custo pode ser muito alto para quem contrata e para quem também foi contratado”.
Outra sugestão de Malavota ao empresário é no momento de disponibilizar a vaga ao novo vendedor deve apresentar quais serão os benefícios. “Se a pessoa vai trabalhar para você; ela terá benefícios e quais são eles? Eu posso ganhar muito dinheiro trabalhando com vendas; muito quanto? Quanto alguém já ganhou e o que ela fará para alcançar esse resultado?”.
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Encantar o consumidor é um tema muito amplo. Malavota cita que 72% das empresas estão em busca de criar uma experiência positiva ao seu cliente. “Agora, o que é essa experiência? A questão é: muitos vendedores erram no básico. Precisamos cumprir com o que prometemos, fazer o que disse que ia fazer e, principalmente, acertar aquilo que combinamos no básico. Caminhar ‘degrau a degrau’ para alcançar o objetivo melhor para todo mundo”.
Ele lembra que existe um canal que se comporta muito bem neste período, que é o canal digital. “Estamos diante de uma Black Friday. Ela será muito agressiva com os canais, principalmente Mercado Livre ou Amazon. O diferencial não será o preço; pois quem trabalhar o preço – certamente – vai estar em uma situação delicada. O principal diferencial neste Natal será a experiência que vou gerar ao meu consumidor”.
O palestrante enfatiza que que o vendedor deve compreender que a venda será apenas a consequência de um bom diálogo. “Ninguém que sai de casa para vender. Saímos de casa para fazer uma boa demonstração; para realizar uma boa venda. Nós temos ‘a faca e o queijo na mão’; e precisamos ficar atentos, pois podemos perder para mercados que também são muito pujantes, como o digital”.
NEGÓCIOS – O presidente da ACIT Cristiano Dall’Oglio da Rocha destaca que o palestrante Gustavo Malavota trouxe insides importantes para colaborar com as vendas. “A ACIT realiza um trabalho fantástico de divulgação e engajamento. Malavota trouxe o sabor e o tempero; trouxe dicas, insights e direcionamentos”.
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Rocha acrescenta que a ACIT tem um ‘olhar’ atento com ao propósito de fortalecer as vendas. “A Associação é a casa do empresário e a palestra é uma das ações que conseguimos entregar”. Na oportunidade, Malavota pondera que o vendedor é a peça fundamental assim como as ações da ACIT neste período de final de ano.
Segundo a vice-presidente de Comércio e Serviços da ACIT Daiany Carulli, a expectativa das compras para o final de ano é sempre positiva. “Uma vez que nesse período as pessoas estão realmente propensas a comprar por emoção, porque querem presentear umas as outras”.
Ela comenta que embora a economia mostre certa estagnação, o Paraná e Toledo tem expectativa de crescimento de cerca de 3% com relação ao ano passado. “Todos trabalhamos para entregar produtos de qualidade, condições de pagamento, preços acessíveis e mais do que isso, experiências positivas ao cliente”.
Da Redação
TOLEDO
Sorteios
1º Sorteio – Pré Natal
Prêmios Clientes: 12 vales-compras no valor de R$ 1.500,00 cada
Prêmio Vendedores: 12 vales-compras de R$ 400,00 cada
2º Sorteio – Natal
Prêmios Clientes: Cinco TV’s Samsung LED Ultra HD 4K 43 polegadas
Prêmios Vendedores: Cinco vales-compras de R$ 400,00 cada
3º Sorteio – Ano Novo
Prêmios Clientes: um imóvel apartamento urbano modelo Studio com 36,37 m²
Prêmios Vendedores: uma vale-compra de R$ 5 mil