Clube do Livro L.E.I.A fortalece a conscientização ambiente

Estimated reading time: 6 minutos

Promover a educação ambiental por meio da leitura é um dos objetivos do Clube do Livro Leitura e Educação Integrada ao Ambiente (L.E.I.A). A iniciativa é do escritório regional de Toledo do Instituto Água e Terra (IAT) e ele é desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do órgão. As atividades iniciaram no mês passado e estão tendo continuidade em julho.

A obra que está sendo apreciado pelos membros do Clube do Livro é a Primavera Silenciosa da escritora norte-americana Rachel Carson, que trata dos impactos nocivos da indústria química no meio ambiente.

De acordo com a técnica de manejo e meio ambiente do IAT Silvana Rochemback, o projeto propõe um espaço acolhedor para a troca de ideias, um momento de ouvir e ser ouvido. “A expectativa é que o incentivo à leitura e às conversas enriquecedoras contribuam para elevar o nível de consciência e levem cada pessoa a refletir sobre o seu papel individual na preservação do meio ambiente”, explica.

ATUALIDADE – Sobre a obra Primavera Silenciosa, Silvana explica que a obra pode ser antiga, porém o tema é considerado atual e, inclusive, de grande importância ao mundo. Ela explica que o livro é importante e quase que uma leitura obrigatória. “A partir dessa obra, a preocupação da sociedade com o meio ambiente iniciou. Quem escreve essa obra foi uma pesquisadora que tinha como base os estudos científicos”.

A técnica de manejo e meio ambiente do IAT menciona que a partir da publicação da obra, o impacto com o meio ambiente foi grande. “São momentos de leitura, aprendizagem e para compartilhar ideias. A ideia inicial era realizar um encontro por obra, tal como funcionam os clubes do livro normalmente, mas sentimos que dessa maneira as discussões ficariam superficiais”.

Conforme Silvana, o grupo é formado por pessoas de notável saber em diversas áreas e as conversas são profundas e bem articuladas. “Se pudéssemos nos estender, creio que cada encontro poderia durar muitas horas a mais. Para ter uma ideia, já realizamos dois encontros para tratar da obra “Primavera Silenciosa” e será necessário mais um encontro para concluir. Os debates são muito profícuos e agradáveis”.

Ela recorda que no primeiro encontro participaram 13 pessoas e no segundo sete. “Recebi vários pedidos para a realização do mesmo projeto de forma online para facilitar a participação de quem não pode estar presente nos sábados à tarde. Combinei com o grupo que, em nosso próximo encontro, cada participante apresentará a obra que está sugerindo para leitura, explicando aos demais o motivo que esse livro merece ser lido e qual a sua relevância. Após as apresentações, realizaremos uma votação para escolher a próxima obra do nosso Clube do Livro”.

COMPARTILHAMENTO – O Clube do Livro L.E.I.A. é composto por participantes de diferentes áreas. Conforme Silvana, a diversificação do grupo é muito boa para todos, pois estão unidos pelo interesse comum na leitura e no compartilhamento de saberes. “O projeto tem como propósito ampliar a consciência ecológica, estimular o pensamento crítico e fortalecer o protagonismo cidadão por meio da literatura. Desejo que a cada encontro do grupo, o nível de consciência se amplie”.

A técnica de manejo e meio ambiente do IAT recorda que quando elaborou o projeto Conectando Leitura e Educação Ambiental, “a intenção era de alguma maneira contribuir para a formação de uma cultura comprometida com a sustentabilidade e a transformação social. A cada encontro aprendemos muito uns com os outros. Cada participante sai um pouco transformado e o que foi aprendido reverbera e faz conexão com outros conhecimentos que são compartilhados depois”.

PROGRAMAÇÃO – Para participar do L.E.I.A é preciso fazer uma inscrição prévia informando ao IAT o nome completo e cidade de origem pelo email leia.educambiental@gmail.com. Silvana informa que deve incluir o nome completo e a cidade. Também é possível ligar no escritório do IAT e pedir para falar com Silvana. Os telefones disponíveis são (45) 3252-2270 ou ainda, ir pessoalmente no endereço R. Guaíra, 3132 – Jardim La Salle, Toledo – PR.

Os encontros acontecem na Usina do Conhecimento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Toledo. O próximo está previsto para o dia 19 de julho. “Esses encontros são abertos a toda a população e todos estão convidados a participar das leituras e dos debates”.

Ela complementa que o Clube do L.E.I.A envolve a organização de encontros periódicos abertos à população, onde livros com temáticas ambientais serão lidos e discutidos com o auxílio de um mediador. “Vou listar alguns livros que já foram sugeridos: Colapso, de Jared Diamond; Simplicidade Elegante, de Satish Kumar; Ética da Vida, de Leonardo Boff e A última Criança da Natureza, de Richard Louv”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.