Tem na Escola: projeto permite que alunos do Cmei aprendam brincando
Estimated reading time: 4 minutos
O quarto projeto apresentado pelo ‘Tem na Escola’ – uma iniciativa que visa valorizar e divulgar os projetos de destaque desenvolvidos nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Toledo – é o ‘Corpo que Sente, Mente que Aprende’ que acontece no Cmei Gabriela Kauani Hach –
O Cmei está localizado no Jardim Concórdia e atende o infantil 0, I, II e III no integral e parcial. O Centro recebe 137 crianças. O projeto teve início neste ano e segundo a diretora, Eliane de Souza Claudino, tem envolvido a comunidade escolar.
“O projeto surgiu em agosto, através da professora Thais e da professora Adriele. A ideia foi muito bem aceita pela comunidade escolar, os pais são bastante participativos. Acredito que todo esse envolvimento também é devido a empolgação das professoras, a dedicação que elas têm com os alunos em sala de aula”, destaca.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Eliane cita que com as ações do projeto, as crianças têm demonstrado ainda mais interesse em participar, fator que demonstra a relevância da iniciativa. “O projeto é importante porque ele ajuda as crianças a trabalhar as suas percepções, ajuda a observar no dia a dia as percepções em que elas ainda estão em processo de desenvolvimento”.
APRENDER BRINCANDO – As idealizadoras do projeto são as professoras Thais Antonia Wundrak e Adriele de Almeida Hernandes. Elas comentam que o projeto surgiu mediante o atendimento da grade curricular do Município – que sugere trabalhar os cinco sentidos.
“Nós pensamos em trabalhar os cinco sentido porque sabemos que a faixa etária que as nossas crianças estão é muito importante que elas tenham experiências com paladar, audição, olfato, tato e visão. Pensamos em trazer isso de forma plena para as crianças e algo que elas fossem as protagonistas”, apontam.
As professoras relatam que, durante as atividades, as crianças têm contato com os cinco sentidos. “Elas se sujam, bagunçam, brincam e experimentam de fato aquela atividade que propomos. Essas atividades envolvem diversos objetos. Começamos com o tato, depois fomos para o olfato, o paladar e fomos utilizando os materiais que temos no Cmei”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
OS SENTIDOS – Thais e Adriele explicam que atrelados aos sentidos também são trabalhados outros elementos como as cores, por exemplo. “Fizemos o Dia do Amarelo. Neste dia, elas tiveram contato com alimentos da cor amarela e desse foram vamos trabalhando de maneira vinculada”.
Uma das atividades com excelente aceitação das crianças envolve o contato com o gelo. Para a ação são congelados cubos de água colorida (são colocados corantes comestíveis na água) em um palito de picolé. Com eles as crianças podem brincar, desenhar, diferenciar as cores e sentir o gelo.
COMUNIDADE ESCOLAR ATIVA – Para que o projeto aconteça, as professoras destacam que contam o apoio da equipe – inclusive da cozinha do Cmei – além da comunidade escolar. Elas relatam que em diversas atividades solicitaram auxílio dos pais dos alunos e foram prontamente atendidas.
“Nós percebemos que as crianças chegam mais empolgadas quando sabem que terão atividades. E isso também com os pais. Para elas é sempre uma surpresa. Elas esperam as atividades de forma alegre e brincando aprendem. Tem sido gratificante realizar esse projeto e poder contar com o Cmei e com a comunidade”, agradecem as professoras.
Da Redação
TOLEDO