Tem na Escola: projeto permite que alunos do Cmei aprendam brincando

Estimated reading time: 4 minutos

O quarto projeto apresentado pelo ‘Tem na Escola’ – uma iniciativa que visa valorizar e divulgar os projetos de destaque desenvolvidos nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Toledo – é o ‘Corpo que Sente, Mente que Aprende’ que acontece no Cmei Gabriela Kauani Hach – 

O Cmei está localizado no Jardim Concórdia e atende o infantil 0, I, II e III no integral e parcial. O Centro recebe 137 crianças. O projeto teve início neste ano e segundo a diretora, Eliane de Souza Claudino, tem envolvido a comunidade escolar.

“O projeto surgiu em agosto, através da professora Thais e da professora Adriele. A ideia foi muito bem aceita pela comunidade escolar, os pais são bastante participativos. Acredito que todo esse envolvimento também é devido a empolgação das professoras, a dedicação que elas têm com os alunos em sala de aula”, destaca.

Eliane cita que com as ações do projeto, as crianças têm demonstrado ainda mais interesse em participar, fator que demonstra a relevância da iniciativa. “O projeto é importante porque ele ajuda as crianças a trabalhar as suas percepções, ajuda a observar no dia a dia as percepções em que elas ainda estão em processo de desenvolvimento”.

APRENDER BRINCANDO – As idealizadoras do projeto são as professoras Thais Antonia Wundrak e Adriele de Almeida Hernandes. Elas comentam que o projeto surgiu mediante o atendimento da grade curricular do Município – que sugere trabalhar os cinco sentidos.

“Nós pensamos em trabalhar os cinco sentido porque sabemos que a faixa etária que as nossas crianças estão é muito importante que elas tenham experiências com paladar, audição, olfato, tato e visão. Pensamos em trazer isso de forma plena para as crianças e algo que elas fossem as protagonistas”, apontam.

As professoras relatam que, durante as atividades, as crianças têm contato com os cinco sentidos. “Elas se sujam, bagunçam, brincam e experimentam de fato aquela atividade que propomos. Essas atividades envolvem diversos objetos. Começamos com o tato, depois fomos para o olfato, o paladar e fomos utilizando os materiais que temos no Cmei”.

OS SENTIDOS – Thais e Adriele explicam que atrelados aos sentidos também são trabalhados outros elementos como as cores, por exemplo. “Fizemos o Dia do Amarelo. Neste dia, elas tiveram contato com alimentos da cor amarela e desse foram vamos trabalhando de maneira vinculada”.

Uma das atividades com excelente aceitação das crianças envolve o contato com o gelo. Para a ação são congelados cubos de água colorida (são colocados corantes comestíveis na água) em um palito de picolé. Com eles as crianças podem brincar, desenhar, diferenciar as cores e sentir o gelo.

COMUNIDADE ESCOLAR ATIVA – Para que o projeto aconteça, as professoras destacam que contam o apoio da equipe – inclusive da cozinha do Cmei – além da comunidade escolar. Elas relatam que em diversas atividades solicitaram auxílio dos pais dos alunos e foram prontamente atendidas.

“Nós percebemos que as crianças chegam mais empolgadas quando sabem que terão atividades. E isso também com os pais. Para elas é sempre uma surpresa. Elas esperam as atividades de forma alegre e brincando aprendem. Tem sido gratificante realizar esse projeto e poder contar com o Cmei e com a comunidade”, agradecem as professoras.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.