COB reforça compromisso e realiza ações de combate e prevenção ao doping com diversas modalidades

A área de Educação e Prevenção ao Doping do Comitê Olímpico do Brasil (COB) segue trabalhando de maneira incansável para disseminar a atletas e confederações informações relevantes para ajudar no combate ao uso de substâncias proibidas.

Nos últimos dois meses foram várias as ações realizadas pela área, com diversas modalidades envolvidas: vela, tênis de mesa, tiro com arco e canoagem VA’A, além de alguns atletas de surfe, são os exemplos mais recentes.

Gerente da área, o doutor Christian Trajano explica a importância desse tipo de atividade com atletas, comissões técnicas e dirigentes. “São oportunidades imperdíveis de aproximar o COB de atletas e do pessoal de apoio aos atletas. Foram encontros com modalidades e níveis de amadurecimento profissional variados. Quando elevamos o nível de atenção de todos e todas para o tema, prevenimos o doping inadvertido e esclarecemos os riscos para os que se desviam dos valores do esporte”, disse.

“Estas ações criam um canal direto de atenção aos atletas. Isso permite que nos contatem a qualquer momento, para auxiliá-los na decisão sobre uso de um suplemento ou um medicamento. E até mesmo oferecendo o suporte necessário para as equipes médicas que os assistem a manterem a conformidade com as regras antidoping”, explicou.

A resposta dos participantes tem sido muito positiva após os encontros. As confederações e os atletas se mostraram muito satisfeitas com o nível das informações, consideradas fundamentais no cenário esportivo olímpico.

“Acho essa orientação para os atletas fundamental. Vejo que a maioria tem pouca informação sobre isso. É muito importante. Muitas vezes não sabemos quais são os remédios que podemos usar achando que não faz mal e pegam no doping. Eu percebo em conversas com outros atletas que eles têm muitas dúvidas, coisas bem básicas, então ter esse contato direto com um médico do COB é muito importante. O doutor Trajano foi muito atencioso, passou toda uma orientação e me deixou bem tranquila e segura”, disse a surfista Lena Ribeiro, campeã pan-americana de stand up paddle.

“Essas ações de instrução aos atletas e técnicos são muito importantes, pois com isso vamos preparando melhor as delegações. Os atletas chegam nas competições internacionais mais bem preparados e conscientes de suas responsabilidades. Foi extremamente produtivo o curso ministrado pelo Christian Trajano, ficamos muito satisfeitos”, falou Martha Rocha, treinadora da Confederação Brasileira de Vela.

Além do contato direto com os atletas, a área de Educação e Prevenção ao Doping também tem realizado outras ações importantes. “Estivemos a pleno vapor nos últimos dois meses. Em junho representamos o COB no Simpósio Anual da Agência Mundial Antidoping e na sequência dividimos uma mesa redonda na Conferência Internacional Play The Game, que reúne personalidades do mundo esportivo, cientistas e jornalistas para discutirem as ameaças à integridade do esporte”, contou Trajano.

EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO AO DOPING – A área de Educação e Prevenção ao Doping do COB tem como missão organizar ações instrutivas que ajudem no combate ao uso de substâncias proibidas, alinhada com as diretrizes da Agência Mundial Antidoping (WADA) e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), entidades responsáveis pela coordenação das operações antidoping no país.

Seja no alto rendimento ou nas divisões de base, a área de Educação e Prevenção ao Doping do COB procura estar sempre em contato com os atletas. Palestras, seminários e reuniões são uma constante desde a criação desta gerência, em outubro de 2018, por iniciativa do presidente da entidade, Paulo Wanderley. Em uma parceria com a área de Desenvolvimento Esportivo do COB, a temática antidoping é tema obrigatório para todos os projetos aprovados para os jovens talentos do esporte nacional.

RIO DE JANEIRO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.