Novo Colégio do Pinheirinho traz proposta pedagógica inovadora

Estimated reading time: 5 minutos
Um novo colégio com uma proposta pedagógica inovadora chega em Toledo com o objetivo de impactar a comunidade e transformar a educação. A nova escola do Pinheirinho é um sonho que está saindo do papel. A unidade está em construção com previsão de concluir no primeiro semestre de 2026.
Na última terça-feira (2) foi apresentada a população o resultado da consulta à comunidade sobre a construção da nova unidade. O encontro aconteceu no CEU das Artes com a presença do vice-prefeito de Toledo Lucio de Marchi, de representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e da empresa que executa a obra.
O Chefe do Núcleo José Carlos Guimarães comenta que essa escola é um sonho antigo da população de Toledo e que agora está se tornando realidade. E essa escola vai chegar com um programa diferenciado. “Nós chamamos escola do futuro porque é uma escola que vem com uma proposta pedagógica diferenciada, com uma estrutura física única. É uma escola que que vem trazer um diferencial para a nossa cidade”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
ESTRUTURA – A nova escola está sendo construída com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e precisa trazer a participação da comunidade em todos os processos. Guimarães recorda que já foi feita a panfletagem sobre a nova escola na região com informações e orientações de funcionamento e proposta pedagógica, e agora é apresentado o resultado da pesquisa com a comunidade.
O colégio estadual terá 4.400 m² de área construída para receber cerca de 800 estudantes. A unidade vai atender a comunidade dos bairros Santa Clara IV e Pinheirinho. O investimento para construção ultrapassa os R$ 22 milhões, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa Educação para o Futuro, do Governo do Estado.
O prédio contará com 14 salas de aula em espaço projetado para atender às necessidades pedagógicas e administrativas, quadra poliesportiva coberta, cozinha e refeitório, pátio de convivência, laboratórios, biblioteca, além de instalações administrativas, sanitárias e estacionamento. A previsão de entrega é o primeiro semestre de 2026. “Essa escola tem uma história muito grande e Toledo fica muito feliz de receber uma escola tão importante e tão diferenciada como essa”, pontua o vice-prefeito Lucio de Marchi.
O chefe do Núcleo Regional de Educação cita que a proposta da nova escola precisa realizar uma pesquisa com a comunidade com o objetivo de registrar os pontos de vista e percepções das pessoas que podem ser afetadas direta e indiretamente pelo projeto, e oferecer uma forma de levar em consideração as contribuições, visando aperfeiçoar o planejamento e a implementação do projeto. Ele salienta que é importante destacar que o novo colégio irá beneficiar uma região em expansão no município.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
“Sabemos que essa região cresceu muito nos últimos anos, e precisamos de uma escola. Hoje as unidades Jardim Europa e Maracanã, que são as mais próximas, não dão conta, por isso precisamos de uma unidade nova. O objetivo dessa reunião hoje é mostrar para a comunidade que essa escola está chegando”.
PROPOSTA PEDAGÓGICA – Pelo programa Escolas do Futuro serão implantadas sete unidades no Paraná. A assessora pedagógica da Seed, Rosângela de Castro Garcia, explica que o diferencial deste colégio está na proposta pedagógica que envolve o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e o ensino bilíngue, com a metodologia CLIL que será implantada no unidade.
“É uma escola que vai trazer o ensino bilíngue para os estudantes do fundamental, do médio e da educação profissional. Aqui em Toledo a proposta é pela educação em tempo integral, mas o diferencial é esse desenvolvimento de habilidades socioemocionais junto com ensino bilíngue”.
A proposta do ensino bilíngue amplia horizontes, estimula a criatividade e prepara os alunos para os desafios de um mundo globalizado. Rosângela almeja que esse colégio possa trazer um impacto social, melhorando a aprendizagem e transformando a educação de Toledo. “Quando os estudantes quando saírem dessa escola, que possam sair transformados; que a educação realmente faça a diferença na vida deles. Essa é a nossa expectativa”.
Da Redação
TOLEDO