Excelência no Enem: colégio do NRE de Toledo está entre as maiores pontuações do Paraná

Estimated reading time: 7 minutos

A dedicação e o compromisso de alunos, professores e equipe pedagógica com a educação rendeu excelentes resultados. O Colégio Estadual João Arnaldo Ritt, do distrito de Vila Nova, é o único do Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE) a se destacar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, figurando entre os 50 colégios públicos do Brasil com as maiores pontuações.

Esse desempenho coloca a instituição como uma das sete escolas estaduais do Paraná entre os 50 colégios públicos do País que não realizam processos seletivos, e obtiveram as melhores notas no exame, conforme levantamento do jornal O Globo. O desempenho faz do Paraná o terceiro estado com mais escolas entre as melhores ranqueadas do Brasil, de acordo com o levantamento. Somente Rio Grande do Sul, com 12 escolas, e São Paulo, com oito, têm mais colégios no top 50 do que o Paraná.

Ao considerar apenas escolas públicas que não adotam processos para ingresso de estudantes, o ranking elimina o viés das escolas que conquistam notas mais altas com seleções concorridas ou colégios privados. Esse resultado reforça a importância de práticas educacionais eficientes e do comprometimento coletivo com a qualidade do ensino.

“O NRE de Toledo recebeu esta notícia com muita alegria. Isso demonstra que o trabalho pedagógico desenvolvido pelas equipes escolares, com o apoio da comunidade e da gestão educacional, está gerando resultados concretos e de excelência. Ter um colégio da nossa região entre os 50 melhores do país no Enem reforça o compromisso do NRE de Toledo com a qualidade da educação pública e nos motiva a seguir investindo em formação, acompanhamento pedagógico e valorização dos profissionais da educação. É um reconhecimento que orgulha toda a nossa rede e inspira outras escolas a também alcançarem grandes conquistas”, comenta chefe do NRE de Toledo José Carlos Guimarães. “Esse resultado representa o reconhecimento do compromisso, da dedicação e da excelência do trabalho realizado por toda a comunidade escolar do CCM João Arnaldo Ritt. É motivo de orgulho, pois demonstra que a qualidade da educação ofertada está gerando resultados concretos e inspiradores. Alunos, pais/responsáveis, funcionários, professores e o diretor da época, Jairo Luiz Hoffmann, estão de parabéns”, comenta a diretora geral do CCM João Arnaldo Ritt, Adriana Muniz Dias.

Segundo o levantamento, o Colégio Estadual Vila Alta, de Alto Paraíso, teve a melhor nota média do Paraná e a sétima maior média do Brasil, com 612,16 pontos. Na segunda colocação estadual e em décimo no ranking nacional está o Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul, com 604,34 pontos. Na sequência ainda estão o CCM João Arnaldo, de Toledo, com 592,85 pontos; o Colégio Estadual Lucia Alves de Oliveira Schoffen, de Altônia, com 592,56 pontos; o Colégio Estadual Lauro Tavares, de Rolândia, com 591,55 pontos; o Colégio Estadual Octávio Tozo, de Cascavel, com 586,69 pontos, e a Escola Estadual Juscelino Oliveira, de Maringá, com 584,02 pontos.

Guimarães explica que a classificação das escolas com melhor desempenho no Enem geralmente é feita com base nos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A classificação leva em conta, principalmente, a média das notas dos estudantes nas provas objetivas e na redação do Enem.

DESTAQUES – O destaque do Colégio Estadual João Arnaldo, do NRE de Toledo, entre os 50 melhores do Brasil no Enem é resultado de um trabalho consistente, planejado e colaborativo. O chefe do Núcleo destaca alguns fatores que contribuíram diretamente para esse desempenho.

“Planejamento pedagógico focado em resultados, com uso de dados e avaliações diagnósticas para identificar e suprir as lacunas de aprendizagem; comprometimento da equipe gestora e pedagógica, garantindo alinhamento entre coordenação, professores e estudantes; alta expectativa sobre os alunos, com incentivo constante para que eles acreditem no seu potencial e se dediquem aos estudos; práticas de reforço e recomposição de aprendizagens, especialmente em linguagens e matemática”.

José Carlos Guimarães cita também outros fatores como simulados e preparação específica para o Enem, com orientação sobre estratégias de prova e gestão do tempo; apoio emocional e motivacional aos estudantes, criando uma cultura escolar de pertencimento, confiança e valorização do esforço; formação continuada dos professores, voltada para metodologias ativas, análise de resultados e intervenções pedagógicas mais assertivas.

“Além disso, a articulação com as famílias e a valorização do ambiente escolar são aspectos que fortalecem o vínculo com a escola e contribuem para o engajamento dos alunos”, complementa.

INVESTIMENTOS – Investir em educação é apostar no futuro de uma sociedade. A qualidade do ensino está diretamente ligada ao nível de investimento feito em escolas, professores, infraestrutura e materiais didáticos. Guimarães pontua que o destaque do colégio do NRE de Toledo no Enem é reflexo de uma série de investimentos estratégicos e estruturantes na educação regional, que fortaleceram a qualidade do ensino e criaram condições favoráveis para o bom desempenho dos estudantes.

Os principais são: formação continuada de professores e gestores, acompanhamento pedagógico próximo e orientado por evidências, distribuição de materiais didáticos complementares e tecnológicos, ações voltadas à equidade, valorização do protagonismo juvenil, melhorias na infraestrutura escolar, integração com políticas estaduais.

“Esses investimentos refletem o compromisso do NRE de Toledo com a gestão educacional baseada em resultados, equidade e valorização das pessoas – pilares que tornam possível transformar boas intenções em conquistas concretas”, salienta o chefe do NRE.

RETORNO – E os maiores beneficiados desse investimento e comprometimento com a educação são os próprios estudantes. “O desempenho dos estudantes é sempre fruto de um trabalho coletivo, pautado na dedicação dos professores e funcionários, no empenho dos alunos, no apoio das famílias e na gestão comprometida com a qualidade do ensino. A escola investe continuamente em preparação, acompanhamento individualizado e em um ambiente que incentiva o aprendizado. Seguimos nesse caminho, com os estudantes se preparando para a avaliação do Saeb e do Enem de 2025”, afirma Adriana Muniz Dias.

O chefe do NRE de Toledo enfatiza que eles encontram em uma escola estruturada, comprometida e acolhedora a oportunidade real de transformar suas vidas por meio da educação. A conquista dessa colocação de destaque estadual é um reflexo direto da força do trabalho coletivo. “A conquista de um colégio da região entre os melhores do país demonstra que é possível oferecer educação pública de excelência, com equidade e compromisso com o futuro dos jovens”, finaliza José Carlos Guimarães.

Com informações da AEN*

*Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.