Expectativa: produtores se preparam para a colheita do trigo

Estimated reading time: 5 minutos

Considerado um dos cereais mais importantes do mundo, o trigo tem papel fundamental na alimentação e na economia, sendo também uma alternativa de renda para milhares de produtores. A cultura do trigo, tradicionalmente cultivada no período de inverno, exige manejo adequado, condições climáticas favoráveis e investimentos.

De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), na Regional de Toledo a área do cereal é pequena, sendo 5.970 hectares plantados que representam 0,7% da área do estado.

O trigo teve sua área reduzida neste ano na Regional de Toledo. Houve aumento da área de milho segunda safra devido o cereal ter melhor liquidez, e com a antecipação do ciclo da soja, muitos produtores optaram pelo milho safrinha, o que explica a redução da área do trigo na região.

CONDIÇÕES – O levantamento da Regional de Toledo aponta que 15% das lavouras de trigo estão na fase de floração, 65% de frutificação e 20% de maturação. Chegando na última parte do ciclo da cultura de inverno, a expectativa dos produtores é para a colheita. “A colheita do trigo deve iniciar nas próximas semanas na Regional de Toledo”, comenta o técnico do Deral Paulo Oliva.

Em algumas regiões do estado, a colheita começou na segunda semana de agosto, como a região de Londrina, que tem apresentado produtividade dentro do normal, mesmo sendo uma das regiões mais afetadas pela frente fria do final de junho.

Na Regional de Toledo, Oliva conta que algumas áreas também foram afetadas pela geada de junho, porém são regiões pontuais e a expectativa é de uma boa colheita. Atualmente, 80% das lavouras apresentam boas condições, 10% estão em condições médias e 10% em condições ruins.

“O clima tem sido favorável até o momento para bom desenvolvimento da cultura do trigo na Regional de Toledo. O manejo nas lavouras tem sido efetuado de acordo com o andamento da cultura”, esclarece o técnico do Deral Paulo Oliva.

ESTADO – Em todo o estado, segundo o Boletim de Condições de Tempo e Cultura do Deral, o trigo está em estágios que variam do enchimento de grãos e floração à maturação fisiológica. Em algumas áreas já se iniciou a colheita, com produtividades consideradas boas, ainda que as geadas e a falta de umidade em solos rasos tenham causado perdas localizadas.

As informações citam que a incidência de doenças como ferrugem e oídio, esta última em maior intensidade, exige manejo constante. A expectativa geral é positiva, com rendimentos próximos ou até superiores ao estimado inicialmente em algumas áreas. A área semeada de trigo no Paraná é de 833 mil hectares e a projeção é de aproximadamente 2,6 milhões de toneladas.

NOVO CICLO – Com a liberação para o plantio da oleaginosa a partir de 1º de setembro de 2025, o técnico do Deral Paulo Oliva complementa que os produtores devem iniciar a preparação para o plantio da safra 2025/2026 que deve ser feita até o dia 31 de dezembro de 2025. “Na regional de Toledo, o milho tem previsão de ocupar uma área de 3 mil hectares com projeção de 27.460 toneladas. Em relação a soja, a área será de 492.000 hectares com uma projeção de 1.845.000 toneladas”.

Em todo o estado, os preparativos de pré-plantio já estão em andamento, com dessecação das áreas, preparo de solo e aquisição de sementes. O Boletim de Conjuntura Semanal (35/2025), divulgado na última quinta-feira (28), mostra que a estimativa de plantio de soja para a safra 2025/26 ficou em 5,79 milhões de hectares, alta de 0,6% quando comparado à safra anterior. Já a expectativa inicial de produção, em condições normais, foi estimada em 22,05 milhões de toneladas, 4,23% maior que no ciclo anterior.

Para o milho a área projetada a se plantar totalizou 315 mil hectares, um crescimento de 12,1% quando comparado à safra imediatamente anterior. O volume estimado a ser produzido ficou em 3,22 milhões de toneladas, 5,5% maior que em 2024.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.