10 dicas para gastar menos dados móveis no seu pacote de internet

0 189

Com os nossos smartphones em mãos, vivemos constantemente conectados. Do uso de aplicativos à pesquisa na web, passamos pelo menos algumas – ou muitas – horas por dia ligados à Internet. Enquanto o Wi-Fi se torna cada vez mais acessível, o uso de dados móveis ainda é o principal recurso de muitas pessoas e o celular, o principal meio de acesso à internet de muitos brasileiros.

Embora alguns planos sejam ilimitados, a maioria dos pacotes de dados varia entre 500 MB a 5 GB de dados. Quando se trata de economizar, há algumas dicas preciosas que podem nos ajudar a manter o uso deles baixo e, assim, não ficarmos sem internet antes do final do mês ou pagarmos a mais pelos dados móveis excedentes.

  1. Defina seu limite de uso de dados.

Na maioria dos casos, ou provedor de rede móvel aloca um limite mensal de dados, ou você está usando um plano pré-pago. Você pode, também, configurar uma notificação de limite do uso no seu smartphone. O Android e iPhone têm configurações opcionais que, ao atingir o limite especificado, o telefone desligará os dados automaticamente. Dependendo das suas preferências, também pode configurar  uma notificação para avisar quando  você está prestes a atingir o seu limite.

  1. Limitar a sincronização de aplicativos.

A sincronização automática de aplicativos permite que os apps selecionados se conectem frequentemente ao servidor para solicitar informações. Por exemplo, sua conta do Gmail verifica constantemente se você recebeu um novo e-mail, o que pode não se necessário para quem quer economizar. A sincronização automática não apenas gasta sua bateria lentamente, mas também usa seus dados móveis. Limite a sincronização automática de aplicativos e economize no seu plano.

  1. Atualizar o celular apenas quando usar Wi-Fi.

Todo celular precisa sofrer atualizações, assim como os apps existentes dentro dele. É importante sempre configurar no seu smartphone a opção de download de atualizações de software para ocorrerem apenas quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Por exemplo, os apaixonados por games ou jogos online, constantemente se inscrevem e fazem o download de apps. Sim, jogar online é muito bom, ainda mais depois de aprender tudo o que precisa saber sobre os cassinos online brasil num só lugar, porém após baixar um app de games, é preciso configurar para que ele somente atualize com dados Wi-Fi. Dessa forma, poderá economizar muitos dados móveis de forma simples.

  1. Desativar GPS.

A maioria dos smartphones e aplicativos solicitam a ativação da detecção de localização (GPS). Isso pode esgotar a bateria e também aumentar o consumo de dados. Você pode desativar a localização ou o GPS nas configurações da maioria dos smartphones e ativar o recurso apenas quando estiver usando um aplicativo sensível à localização para que o GPS não fique rodando no segundo plano sem necessidade.

  1. Faça o download da mídia com antecedência.

A melhor maneira de reduzir o fluxo de dados móveis é evitá-lo – e muitos aplicativos multimídia facilitam a execução. O truque é simplesmente baixar o conteúdo que você deseja com antecedência, enquanto estiver conectado ao Wi-Fi, para que ele seja armazenado e disponibilizado localmente no seu celular.

  1. Experimente as versões leves de aplicativos e sites.

Um número crescente de serviços oferece versões reduzidas de aplicativos – aplicativos projetados explicitamente para usar menos dados e ainda oferecer experiências razoavelmente boas. Mesmo que você não esteja muito preocupado com o uso de dados móveis, pode achar que alguns deles são preferíveis às alternativas regulares.

  1. Resolução dos vídeos.

Outra dica é ajustar a resolução dos vídeos e habilitar as configurações do celular de forma que o vídeo seja impedido de rodar usando seus dados móveis.

  1. Desinstalar apps sem utilidade.

Agora é um bom momento para pensar em todos os aplicativos em seu telefone que você não usa mais e desinstalá-los (ou desativá-los, se vierem pré-instalados e não puderem ser removidos), especialmente se eles aparecerem na sua lista de aplicativos que mais consomem dados.

Manter esses itens no telefone é como manter uma caixa de cabos fora de uso conectada a uma tomada elétrica. Não tem utilidade e apenas consome dados sem real benefício para você.

  1. Restringir aplicativos para usar dados em segundo plano.

Na seção anterior, você aprendeu como restringir ou rastrear o uso de dados. Agora queremos começar a salvar dados móveis. Os sistemas operacionais oferecem a opção de desativar os aplicativos de usar seus dados móveis em segundo plano. Ao desativar os aplicativos, você evita que eles sejam executados no modo ocioso. Um pequeno truque que ajudará você a economizar um pouco mais seus dados móveis.

  1. Impedir download automático no WhatsApp.

Desativar o download automático de mídias – áudios e vídeos – recebidas no WhatsApp vai diminuir muito o consumo de dados móveis do seu celular e liberar espaço útil. Afinal, nem sempre queremos gastar dados móveis do pacote de internet e armazenamento interno com memes, vídeos de piadas, correntes ou prints enviados pelos contatos do WhatsApp.

Deixe um comentário