Como a IA pode ajudar o seu negócio?

0 58

 *Leonardo Chucrute é Gestor em Educação e CEO do Zerohum

Há alguns anos isso poderia parecer impossível, inimaginável ou coisa de cinema. Porém, a realidade é que a inteligência artificial (IA) já se tornou presente na vida das pessoas. A IA é uma tecnologia com capacidade de realizar atividades no lugar dos seres humanos. Ela usa máquinas para realizar atividades humanas de maneira autônoma, agilizando processos no mundo dos negócios.

São diversas ferramentas e dispositivos que nos cercam como Alexa, chat GPT, Bard do Google, Power BI, entre outros. Esse é um facilitador do dia a dia e pode te auxiliar a empreender. A tecnologia está ajudando pequenas e grandes empresas a crescer, a se tornarem mais eficientes, econômicas e capazes de lidar com as mudanças constantes do mercado.

Ter uma empresa não é uma tarefa fácil. É preciso uma base sólida e pessoas unidas para manter o negócio fluindo. Mas acaba que uma mãozinha extra pode ajudar. É aí que entra a IA.

Um estudo do Global AI Adoption Index 2021, da IBM Watson, mostra que a adoção da Inteligência Artificial está sendo impulsionada pelas necessidades de constante aprimoramento dos negócios e pela tecnologia estar mais acessível. Outro dado do estudo evidencia que 70% das grandes empresas ao redor do mundo já têm ferramentas de IA implementadas como parte da sua rotina.

Uma das soluções que ela pode trazer é através de programas de gerenciamento empresarial ou contábil. O RH pode se beneficiar com softwares que facilitam na contratação. A empresa como um todo pode contar com apps para gerenciamento do tempo e de agenda.

Uma das vantagens é a automatização de tarefas. Por exemplo, há certas tarefas repetitivas e manuais que tomam muito o tempo. Com a IA, é possível liberar colaboradores dessas atividades para que eles se concentrem mais em questões estratégicas.

É também uma ótima ferramenta para tomadas de decisão.  A IA pode analisar grandes quantidades de dados e identificar tendências. Além disso, é possível obter ajuda para criar novos produtos e serviços que atendem às necessidades dos clientes de uma forma melhor.

Mas a grande cereja do bolo é o prompt, que é um conjunto de instruções fornecidas a um sistema de IA para realizar uma tarefa. Por exemplo, os prompts podem ser utilizados para ajudar um sistema de IA a aprender e melhorar seu desempenho. No futuro, muitos vão ter que se especializar nisso. Esse vai ser o grande diferencial na carreira.

Inúmeras são as vantagens de se ter essa inteligência do seu lado. A IA pode ajudar a otimizar a gestão do seu negócio e ser mais uma ferramenta para ajudar no sucesso da sua empresa.

(*) Leonardo Chucrute é Gestor em Educação, CEO do Zerohum, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos.

Deixe um comentário