Como está a sua autogestão para o novo mundo?

0 1

O mundo pós-pandemia recomeçará com muitos aprendizados para o ser humano. Enfrentamos uma das maiores crises da história recente da humanidade. São milhares de vítimas, de desempregados, crianças sem aula, trabalho remoto e economia impactada. Diante desses desafios, começamos a vivenciar um “novo normal” em que um novo protocolo define a forma de como nos relacionamos com outras pessoas.

A expectativa é grande. Todos se perguntam como vai ser essa nova versão, que mundo vão encontrar quando as portas forem abertas. E você, está preparado para encarar como vai reagir aos novos modelos de trabalho, de relacionamento e diversas outras ações após a pandemia? Quais foram os seus aprendizados e o que pode ser deixado para trás?

O novo mundo que vai se abrir diante dos nossos olhos depende exclusivamente do nosso comportamento que fará toda a diferença para haver grandes transformações. A forma como vamos lidar com as novas situações será fundamental nesse processo. Não adianta pensarmos num novo mundo, se a mudança não partir de nós mesmos.

No campo profissional, será preciso adaptar-se ao home office que permanecerá como opção das empresas. Para isso, você vai ter de gerenciar o seu tempo com esse novo modelo de trabalho, principalmente porque há uma sobra nesse tempo, por não haver mais deslocamento, mas há outras mudanças, como alimentação e família em um mesmo ambiente. Como você está trabalhando essas questões internamente?

Você está preparado para lidar com seu chefe à distância? Caso estava acostumado com um chefe que ficava sempre no seu “cangote”, como você está lidando com a autogestão nesse distanciamento? Você vai ser mais proativo? Determinar suas prioridades?

No relacionamento pessoal, também vamos encontrar pessoas que não querem mais contatos físicos por motivos óbvios e como você vai encarar isso?  Vai tratar como rejeição ou aceitar o novo estilo de vida da pessoa?

O novo mundo vai exigir mais empatia e mais respeito às novas escolhas daqueles que vão optar por limites mais rígidos do que antes, como uso de máscaras, maior distanciamento, sem beijos e abraços. Portanto, você vai precisar refletir sobre uma série de aspectos para definir quais contribuições vai querer trazer para o mundo. É hora de pensar como seu comportamento de fato vai reconfigurar e transformar tudo o que não estava funcionando em oportunidade de recomeçar.

Karin Panes é treinadora, master coach especialista em Psicologia Positiva e Neurocientista e CEO da Ato Solutions, empresa especializada em Consultoria, Treinamento e Desenvolvimento Humano.

Deixe um comentário