Escola de líderes verdadeiros…
No mês passado fui convidado para apresentar uma palestra sobre liderança verdadeira para um encontro fechado de empresários vindos de vários locais do Brasil, realizado em uma cidade próxima de Toledo.
Como palestras não são mais o meu mercado, tenderia a dizer não, mas como o evento era restrito a donos e executivos principais de várias empresas de porte, sendo que alguns deles já são meus clientes da consultoria, aceitei.
Hoje meu mercado é ajudar líderes que já são muito bem sucedidos, e que agora buscam uma vida mais simples e descontraída, que respeite os verdadeiros valores humanos, que valorize as pessoas pelo que são e não pelo que têm, pelo que fazem de bom para a sociedade e não pelo que aparentam fazer.
Líderes que optaram por ampliar seu sucesso profissional, ampliando sua área de visão sobre o mundo e sobre as pessoas.
Neste encontro, pudemos discutir com eles a face “nociva da Liderança…A liderança exercida por um tipo líder que busca retirar a identidade das pessoas, fazendo com que elas somente se satisfaçam momentaneamente quando escondidas atrás de uma camiseta de marca famosa, de um tênis usado por um jogador de sucesso, um celular de última geração, ou qualquer outro artefato que possa identificá-lo como um “ser” superior.
A este tipo de líder chamamos de “o melhor dos piores”. Isto mesmo, para se sentir melhor, ele precisa se sentir inferior ou pior do que os adereços que utiliza. É o homem julgando-se menos do que as coisas que possui. Isto é um dos piores sentimentos que se pode ter. Portanto jamais poderá ser considerado um exemplo a ser seguido, muito pelo contrário, é alguém que precisa ser ajudado.
Muitas pessoas fazem uma imagem errada de que o líder precisa ser uma pessoa famosa, de sucesso, ou com muito dinheiro, e por isto, tantas têm se perdido pelos caminhos sinuosos da vida. Na realidade, o líder verdadeiro, é um “Líder Oculto” aquele que quase nunca aparece. E quando aparece, o faz somente para ajudar ou melhorar a vida das pessoas, silenciosamente, sem deixar marcas ou rastros. Dele logo mais iremos falar.
Estão errados aqueles que pregam que o líder precisa sempre ser o destaque do grupo, o mais conhecido e o mais admirado. Precisamos entender, que o líder verdadeiro, não é o que vai na frente: Em rios de piranhas, o que vai na frente é o que morre devorado, para que a tropa possa passar tranquilamente no outro lado do rio. Não é o que chega em primeiro: Chegar primeiro, não significa chegar no que é melhor. Não é o que empurra: O que empurra pode estar lhe empurrando penhasco abaixo. Não é o que puxa: Este, pode estar lhe tirando de um lugar seguro, e o levando para vales perigosos e sem saída. Não é o que toma a iniciativa: Iniciativas com causas erradas, podem levar um grupo inteiro ao fracasso.
O verdadeiro líder, é o que possui o toque do sábio. Aquela que não faz as coisas só para ser reconhecido. Que não ajuda só para poder cobrar mais tarde. Que não favorece só para ser favorecido. Que não se enaltece às custas do trabalho dos outros, que não faz as coisas com segundas intenções. O verdadeiro “Líder Oculto” segue silenciosamente seu caminho após seus feitos, não fica para a festa, segue seu caminho com o coração sem orgulho ou rancores. Apenas vai, vai em busca de outras pessoas que precisem de sua ajuda.
Conhece as leis que regem o Universo em que está inserido, por isto prospera em seus empreendimentos.
O verdadeiro líder ajuda as pessoas a chegarem a seus objetivos tão sutilmente, fazendo com que pensem que fizeram tudo sozinhas. Muitas vezes nem lembrando que ele passou por ali. É como se fosse a brisa que nos traz o aroma das flores, a frescura das manhãs, silenciosa, quase imperceptível, mas fundamental.
São estes tipos de líderes selecionados que precisamos formar. Capazes de transformar a sociedade, sem lutas, sem guerras, sem causas individualistas. Líderes que acreditem que o ser humano possui maior valor do que as coisas materiais, que precisa sempre vir em primeiro lugar. Que reconhece que erros e acertos da sociedade, causam efeitos na mesma proporção.
Líderes que sabem onde querem chegar, que não se desviam do caminho por favores ou facilidades, que não tomam atalhos, que possuem uma fé que remove montanhas, que sentem a presença do mal muito antes que possa se aproximar deles.
Líderes cientes de sua força e poder, que por isto atraem para si sem muito esforço, o que muitos chamam de boa sorte. Líderes que sabem esperar a melhor hora de agir e fazer o que há muito tempo têm planejado em suas vidas.
Embora muitos não acreditem, são estes líderes, que lutam por uma sociedade melhor, que mais prosperam pelo mundo afora. Como são silenciosos, ocultos, e quase imperceptíveis, aparentam ser poucos e fracos, e é assim que deve ser. Os valores humanos, a ajuda a nossos semelhantes, a fé em Deus, e a busca do que é correto, são barreiras intransponíveis aos que cultuam o egoísmo, a falsidade, a mentira, a desunião, a ilusão, e a ideia de que tudo é permitido.
Você pode até não acreditar, mas neste exato momento pode estar zelando por você um “Líder Oculto”! Então olhe para seus dedos, se ele for um deles, lá estará um anel com desenho estranho. Um abraço do Klaue!