Programa Cultura da Saúde 08/06/2022
Existe Arte e Cultura no Velho Oeste


4ª edição do CAPIVARA MOVE em Cascavel movimenta a economia criativa reunindo mais de 60 marcas de empreendedores culturais em um Festival, que ocorreu no último sábado (04/06/2022) no interior do Parque Tarquínio da cidade de Cascavel/PR. Além da feira de exposições, o evento cultural contou com uma série de apresentações artísticas, marcada pela diversidade musical, indo do rock ao sertanejo, com os artistas: Denise e Leandro, Hércules Lacovik, Thais Fabrini, Dj Edson Lacir, Miúcha Ramos, além da Bateria Venenosa e Bloco Casanóz.
Entre os empreendimentos estavam produtos das mais diversas áreas como a moda sustentável, bijuterias, artes plásticas, visuais, em madeira, trabalhos manuais e artesanatos em geral, produtos naturais de saúde e bem estar, flash tatoo e um amplo setor gastronômico com bebidas e comidas para todos os paladares além de opções de comidas veganas e vegetarianas.
A novidade desta edição foi marcada pelo lançamento do Capiduba, um sanduíche, criado pela gastrônoma Carol Araldi, que buscou mostrar a essência da região Oeste combinando ingredientes produzidos por famílias de produtores locais.
Ela conta que esta é uma das criações das quais mais se orgulha. “É uma honra conhecer a origem do ingrediente, a história da pessoa, ou da família, que produz, planta e prepara e o caminho que a matéria-prima percorreu até chegar dentro do Capiduba. Esse lanche é uma forma que encontramos de homenagear a agricultura familiar e os pequenos produtores que alimentam a nossa região”, conta.
Esta é a quarta edição do Festival que começou em 2019 e já movimentou mais de R$ 40 mil no setor de economia criativa em Cascavel.
A idealizadora do CAPIVARA MOVE, Ivy Anevao, ressalta que a essência do movimento é promover cultura, estimular o setor e empoderar empreendedores criativos. “O produto da economia criativa é um produto que não pode ser escalado, pois a essência do negócio está na pessoa que cria. Isso inclui desenhistas, artesãos, músicos, qualquer trabalho que dependa do capital intelectual de uma pessoa. Esse setor movimenta milhões anualmente, no Brasil e é muito pouco valorizado. Empreendedores locais deste ramo precisam saber que eles têm lugar e espaço para mostrar e valorizar seus trabalhos. Esse lugar é o Capivara Move”, destaca.
E por falar em Cascavel e Cultura na região Oeste

A Orquestra Sinfônica e o Instituto Cultural de Cascavel, comemora sua nova parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
“A presença do nosso grupo em nossa Universidade ampliará de modo significativo o acesso à cultura dos acadêmicos, professores, funcionários e à comunidade em geral. Também oportunizará a outras cidades da região e até mesmo ao Estado do Paraná o acesso a este trabalho artístico incrível nascido em Cascavel e que está completando em 2022, dezenove anos de trabalho ininterrupto” contou a maestrina Giordana Galvan Lube na apresentação de lançamento oficial da parceria, que ocorreu no dia (13/05/2022) no Auditório principal da UNIOESTE, Campus Cascavel.
PROJETO ESCOLINHA DE SKATE EM TOLEDO


A escolinha de Skate de Toledo atende crianças e adolescentes de forma totalmente gratuita. Em pouco tempo as turmas se formaram e uma lista de espera foi necessária para organizar a demanda, demostrando o apreço do público pela modalidade.
O projeto desenvolvido pela Associação Skate Clube e Esportes Radicais de Toledo conta com a parceria da ITAIPU Binacional e apoiadores locais, se propõe a duração de oito meses e para que o trabalho possa continuar, a campanha #ApoiadorSocial foi lançada.
A ideia é levantar verbas de doação via vaquinha virtual ou via PIX para que o projeto possa se tornar permanente e atender mais crianças, adolescentes e jovens interessados(as) no skate enquanto esporte e cultura.
As aulas são ministradas por instrutores(as) membros(as) da Associação de Skate e acontecem na Pista Municipal de Skate e na pista do CEU das Artes, contando com apoio das Secretarias de Esporte e Cultura do Município.
O objetivo principal é disponibilizar o acesso ao aprendizado e proporcionar transformação individual e coletiva dos participantes através do esporte.
O skate é considerado um esporte radical e tem adeptos de todas as idades no Brasil e no mundo, foi recentemente incluído como esporte olímpico e já garantiu três medalhas para o Brasil na última Olímpiada realizada em 2021.
Além disso, o projeto também visa ocupar as Pistas de skate existentes nos
Espaços Públicos da cidade, de maneira a fortalecer o movimento cultural
urbano já existente e exercitar a cidadania dos usuários nesses territórios.
Para saber mais sobre o Projeto e fazer sua Doação, clique no link da vaquinha virtual: https:// www.kickante.com.br/financiamento-coletivo/escolinha-e-campeonato-de-skate-toledopr-23.
A doação também pode ser feira via PIX, através da chave: projetoskatetoledo@gmail.com
Para acompanhar o projeto siga: @skate.clube.toledo no Instagram.
PSICOSE 4:48 · ESPETÁCULO DE DANÇA E TEATRO

PSICOSE 4:48, uma montagem inédita, baseada em um texto de Sarah Kane “apresenta uma personagem psicótica afetada por tentativas frustradas de cura química. Em um fluxo de ideias, analogias, números e escritas, ela entra em um estado depressivo crônico cujo pedido de socorro é: apenas tente me entender. Não me julgue, esconda sua pena e seu desprezo! Não é culpa sua, mas a culpa também não é minha. Às 4:48, quando o desespero vem, eu vou me enforcar ao som da respiração do meu amado” descreve o Diretor da peça, Junior Cunha.
O Espetáculo será apresentado no Teatro Municipal de Toledo, dia 11 de junho, às 20h com entrada gratuita.
Por tratar sobre depressão e suicídio, o espetáculo não é recomendado para menores de 18 anos, com alerta de linguagem imprópria, temas sensíveis e violência.