Desafios vividos pelas mulheres que se tornam mães

0 10

Ser mãe é um dos papéis mais desafiadores que uma mulher pode assumir na vida. Enquanto a maternidade pode trazer alegria e realização, ela também pode trazer muitos desafios para as mulheres na sociedade. A sociedade impõe expectativas e pressões sobre as mulheres que se tornam mães, muitas vezes colocando-as em desvantagem em relação aos homens e até mesmo em relação a outras mulheres sem filhos. Quero citar aqui alguns dos principais desafios que percebi que as mulheres enfrentam na sociedade após se tornarem mães.

Um dos principais desafios é o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Muitas mulheres enfrentam dificuldades para equilibrar as demandas de cuidar de um filho com suas responsabilidades profissionais. Isso pode levar a uma perda de renda e oportunidades de progresso na carreira, já que muitas mulheres são forçadas a escolher entre o trabalho e a família.
Além disso, a sociedade muitas vezes espera que as mães sejam as principais cuidadoras de seus filhos, enquanto os pais são vistos como responsáveis financeiros. Isso pode levar a uma carga desproporcional de trabalho para as mulheres, especialmente quando combinada com as expectativas de uma casa limpa e refeições caseiras. As mães muitas vezes não recebem o apoio adequado da sociedade e da família para lidar com essas responsabilidades adicionais.
A sociedade também coloca uma pressão enorme sobre as mulheres para recuperar a forma física e o peso após o parto. As mulheres são constantemente bombardeadas com imagens de corpos perfeitos nas mídias sociais e nas revistas, o que pode levar a sentimentos de inadequação e baixa autoestima. Isso pode afetar negativamente a saúde mental das mães e a relação com seus próprios corpos.
Esses são alguns que eu identifiquei após me tornar mãe, mas com certeza você conheça outras mulheres com realidades diferentes que enfrentam outras dificuldades.
Até quando o assunto é oferecer ajuda a uma mulher, a maioria só oferece em relação à cuidados com casa ou filhos, e não sobre seu estado emocional, sobre sua carreira.
Mas eu creio que nós podemos criar nossos filhos de maneira a tornar a sociedade mais leve para as mulheres daqui em diante, onde elas não carreguem para si o peso de ser mãe, dona de casa, profissional, aliado com todas as particularidades do organismo feminino que afetam e tornam ainda mais difíceis essa jornada.
Eu estou disposta a criar meus filhos para que eles nunca pensem que filhos e casa são responsabilidade da mulher, mas sim, 50% deles, e acredito que esse seja o único caminho para um futuro onde as mulheres vivam a vida com mais leveza.

Deixe um comentário