Coluna do Editor 24/02/2023

0 7

Resíduos

Nesta sexta-feira (24) deverá ser realizada mais uma reunião da Comissão Especial criada na Câmara de Toledo para analisar a proposta sobre a criação de um Consórcio Intermunicipal para gerenciamento dos resíduos. Integram a comissão o presidente Beto Scain, Geraldo Weisheimer, Genivaldo de Jesus, Marly Zanete e Professor Oseias, que pediu vistas do projeto após a reunião da semana passada.

Emenda

A confusão começou com a supressão de uma emenda apresentada pela vereadora Olinda Fiorentin e pelo próprio Oseias. A vereadora, diante de dúvidas sobre a mensagem encaminhada à Câmara, entrou em contato com o promotor público Giovani Ferri, do Gaema, o grupo de atuação regional na área do meio ambiente no âmbito do Ministério Público do Estado do Paraná.

Texto

Olinda elaborou uma emenda aditiva – assinada também por Oseias – que dizia que “a eventual e futura instalação, ampliação e operacionalização do Aterro Sanitário Coletivo” em Toledo dependerá “de autorização legal específica”, ou seja, não é na base do ‘tratoraço’ como está sendo levado o assunto dentro da administração municipal, com aval de parte dos vereadores, capitaneados pelo novo presidente Dudu Barbosa.

Rejeitada

A emenda foi rejeitada pelo relator, Geraldo Weisheimer, que apresentou uma ‘nova’ emenda que muda…quase nada!

Ofício

Na reunião da semana passada, o relator leu o ofício encaminhado pelo Gaema, entretanto, ‘esqueceu’ de ler a emenda modificativa de Olinda, algo que Oseias leu a emenda, reclamou, mas não adiantou. O jeito foi pedir vistas para tentar frear a voracidade da base de apoio ao prefeito Beto Lunitti que a cada dia fica maior. Ah, o ofício foi gerado justamente pela demanda da vereadora Olinda.

Tempo

Outro fato curioso é que Beto Scain nomeou Geraldo Weisheimer relator do projeto na hora da reunião. Mais curioso ainda foi o tempo que Weisheimer levou para deixar pronto seu relatório: algo em torno de 5 minutos e meio. Não, não está errado. É isso mesmo! Na mesma reunião em que foi indicado, o relator pediu ‘um tempo’ para ler o projeto e apresentar o relatório.

Relator permanente

Diante de tamanha capacidade, minha sugestão aos nobres vereadores é indicarem Geraldo para ser o relator permanente da Câmara de Toledo. O homem é um fenômeno!

Parecer

Outra coisa: ainda que desse tempo de elaborar um relatório de um projeto tão complexo – e polêmico – em tão curto espaço de tempo, não seria necessário um parecer jurídico? E o Conselho do Meio Ambiente não deveria ter sido ouvido?

Lápis quebrado

Como sei que a secretária Marli Gonçalves Costa (Educação) é leitora assídua deste espaço, faço um apelo: há meses existe um ‘lápis’ quebrado na cerca do Centro Municipal de Educação Infantil Dalva Weinert Nogueira, na Rua Santo Ângelo, Jardim Gisela. No dia 31 de dezembro passei por lá e o ‘lápis’ estava quebrado há muito tempo. Já se passaram dois meses e a situação é rigorosamente a mesma.

Limpeza

Seria importante andar por algumas ruas em Toledo para melhorar a questão da limpeza pública. Na Carlos Barbosa, por exemplo, há lugares que andar na calçada é impossível por causa do mato alto.

Asfalto

E já que estamos falando em manutenção, que tal alguém da Prefeitura passar na Rua Mané Garrinha, ao lado do Parque da Sanga Panambi. Ali o asfalto começou a ceder de novo.

Tratoraço

Aliás, por falar em tratoraço, quais foram os moços que estiveram numa revenda de maquinário agrícola recentemente em busca de um ‘mimo’?

Deixe um comentário