Escravos do mundo virtual

12

Eduardo Klaue

       Até parece que a sociedade por medo, preguiça ou descrença em si mesma, se afasta cada vez mais da realidade, buscando freneticamente o mundo da fantasia. Acreditam com tamanha facilidade no que lhes jogam aos olhos propositalmente, que até nos dá medo.

            É o mundo das redes sociais! Dizem alguns. É o mundo virtual! Dizem outros. É a fuga da realidade! Dizem os mais observadores.

            Sabemos que cada dia mais, as pessoas pensam e refletem menos. Repassam freneticamente notícias, fofocas e pronunciamentos como se soubessem sua origem. Tomando como verdade qualquer coisa que outros lhe digam, ficam indignadas, enraivecem e até dizem o que não pensam, pois perderam o senso de responsabilidade social.

Sem ponderações, sem avalições, sem qualquer preocupação com a veracidade, replicam coisas de todos os gêneros por ai.  

            Seguidores de sei lá quem…Talvez de qualquer um que se faça de bonito, rico, famoso ou influente.

Não sabem que uma câmera e um photoshop fazem qualquer gata-borralheira se transformar em Cinderela? Acho que é fuga, ou pior ainda, acho que as pessoas estão desistindo de si mesmas, pois passam todo o tempo seguindo outras pessoas fazendo coisas tão comuns quanto elas mesmas fazem no seu dia a dia. 

Dizem que tudo isto é orquestrado por aqueles anônimos que só querem ganhar dinheiro, e veem o povo como uma massa de manobra, fácil de manipular.

Uma coisa é certa, a sociedade está se dividindo somente em duas partes, os que têm cada vez mais e os que têm cada vez menos. E os que têm mais que estou falando, estão muito além de alguns que conhecemos e que achamos que são ricos, só por que têm uma casa grande, carro importado, alguns milhões no banco, e viajam para fora do Brasil várias vezes ao ano.

 Estes que têm mais, têm muito, e logo terão tudo. Mas para isto, dão duro, são diferentes da maioria pois não seguem ninguém. Aproveitam-se tanto dos que seguem quanto dos que são seguidos, pois eles não querem ser seguidos, e jamais mostram o caminho.    Mas são eles que dominam a massa, pois quanto mais entretida melhor.

Condenar estes homes e mulheres talentosos que buscam a riqueza, por não viverem no mundo da fantasia e nem serem massas de manobras, seria ao menos despeito ou inveja. E quem inveja, assina seu atestado de incompetência, e não cresce.

Na realidade, é preciso repensar a sociedade. Caso contrário, sem sentir, boa parte da sociedade irá voltar a época da escravidão, só que desta vez, sem sentimento ou reação alguma. Por simples consentimento!!

 Um abraço do Klaue!

Eduardo Klaue: É escritor, Personal Adviser e Sócio nas empresas “Klaue & Cia – Consulting” e “Klaue Corretora de Seguros”.

E-mail:  [email protected]