Coluna da ADI 18/11/2022

0 1

Pleno emprego

Em Foz do Iguaçu, o governador Ratinho Junior (PSD) destacou que o Paraná chegou ao pleno emprego. O estado fechou o terceiro trimestre de 2022 com a menor taxa de desemprego dos últimos oito anos, 5,3%, mais de três pontos percentuais abaixo da média nacional, que ficou em 8,7%. É o sexto melhor resultado do Brasil. Os dados são do IBGE.

Recuperação

Esse é o nono registro consecutivo de queda do desemprego no Paraná, que iniciou a recuperação do impacto da pandemia ainda em 2020. Já em 2021, o Estado fechou o ano com 7% de taxa de desocupação, caindo para 6,8% no final do primeiro trimestre de 2022, e 6,1% no segundo trimestre. As menores taxas da série histórica são dos últimos trimestres de 2013 e 2014, de 3,8%.

Vaga

Um encontro dos tribunais de contas do país, no Rio de Janeiro, adiou para a próxima quarta-feira (23) a sessão do TCE que vai apreciar o pedido de aposentadoria do conselheiro Nestor Baptista. A partir daí, o presidente Fábio Camargo deve comunicar o Governo do Estado da abertura da vaga. Como a vaga é de livre escolha do governador, Ratinho Júnior pode, a qualquer tempo, inclusive no mesmo dia, fazer sua escolha.Se nada mudar, Augustinho Zucchi, secretário de Desenvolvimento Urbano, será indicado pelo governador.

Apreensão

A Polícia Civil está nas ruas desde as primeiras horas de quarta-feira (16) para cumprir dez ordens judiciais: três de prisão temporária, duas de busca e apreensão e cinco de sequestro de bens, contra uma associação criminosa ligada à lavagem de dinheiro e ao tráfico de drogas.

Presidente

O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen foi eleito nesta quarta-feira (16) presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. A posse está marcada para  fevereiro de 2023.

Ponte Integração

A construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, está quase finalizada. A expectativa é que a obra seja entregue ainda este ano. Segundo o último boletim do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, a conclusão já passa dos 95,5%.

Educação domiciliar

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado voltou a discutir o projeto de lei que propõe a viabilidade da educação domiciliar. A audiência pública foi requerida pelo relator da matéria, senador Flávio Arns (Podemos-PR), e faz parte de um ciclo de debates sobre o tema. A intenção é colher os argumentos favoráveis e contrários ao ensino em casa e, assim, terem mais condições de votar a matéria.

Quarto PIB

O PIB do Paraná totalizou R$ 487,9 bilhões em 2020 e alcançou o patamar de quarta maior economia do País, ultrapassando o Rio Grande do Sul. É apenas a segunda vez na história que o Paraná chega a esse posto (a última foi em 2013). Os dados são do IBGE. O Paraná também registrou a maior participação da história na formação do PIB nacional nas duas últimas décadas: 6,412%.

Do Paraná

São nove paranaenses na equipe de transição do governo Lula (PT): Gleisi Hoffmann, Paulo Bernardo, Enio Verri, Marcia Lopes, Aliel Machado, Silvana Vitorassi, Ricardo Fonseca, Luiz Carlos Rocha e Rosângela Janja Lula da Silva, mulher de Lula.

IPVA

Encerra neste domingo (20) o prazo para transferência de créditos do Programa Nota Paraná para pagamento de IPVA referente a 2023. Para efetuar a transferência é só acessar a página do Nota Paraná, fazer o login com CPF e senha, clicar na aba “Minha Conta Corrente” e selecionar “Transferir crédito para pagamento de IPVA”.

UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa está entre as instituições de ensino que contam com pesquisadores considerados os mais influentes do mundo. É o que aponta pesquisa elaborada pela Universidade Stanford, da Califórnia (EUA). Os dados são publicados anualmente pela editora Elsevier com base no Scopus, principal banco global de resumos e citações científicas.

Turismo

O setor de turismo segue em ritmo de crescimento e acumula uma alta de 36,9% no volume de serviços de janeiro a setembro na comparação com o mesmo período de 2021. Neste ano, o resultado positivo foi impulsionado pelo aumento na receita, principalmente de empresas que atuam nos segmentos de transporte aéreo de passageiros, restaurantes, hotéis e locação de automóveis. Os dados foram divulgados pelo IBGE.

Darci Piana

O presidente da Fecomércio e vice-governador Darci Piana foi um dos convidados para o 9º Encontro Sul-Brasileiro do Setor Atacadista e Distribuidor em Gramado (RS). O evento realizado reuniu empresários do atacado distribuidor do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Encontro

A Ocepar está se preparando para voltar a receber presencialmente as lideranças do cooperativismo do Estado no tradicional Encontro de Cooperativistas Paranaenses, após dois anos de realização em formato virtual, em decorrência da pandemia do coronavírus. Desta vez, será no Centro de Eventos da Cooperativa Agrária, em Entre Rios, Distrito de Guarapuava, na região Centro-Sul, no dia 1º de dezembro. A ideia é celebrar as conquistas obtidas ao longo do ano pelas 222 cooperativas vinculadas ao Sistema Ocepar.

Termo de cooperação

Londrina deu mais um importante passo para se fortalecer como polo de inovação agropecuário. A Sociedade Rural do Paraná, Agro Valley, Sebrae e Codel assinaram termo de cooperação para potencializar atividades e projetos voltados nas áreas de tecnologia e inovação em toda cadeia produtiva do setor desde o pré-plantio, criação e produção até o pós-consumo. Esse movimento inclui as empresas e startups Agritechs, FoodTechs e Healthtechs.

Proposta de Lula

A equipe que atua na transição de governo federal já começou a negociar com o Congresso Nacional a aprovação de uma nova faixa de isenção do imposto de renda . Se aprovada, a proposta vai isentar quase 42 mil profissionais da educação da rede estadual do Paraná (entre PSS, QPM e QFEB) que hoje recebem abaixo desse valor. São professores e servidores que terão um incremento de 11,25% na renda.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Deixe um comentário