Coluna da ADI 19/08/2020

0 1

Vacina segura

O deputado Michele Caputo (PSDB) disse que o debate sobre a vacina contra a covid-19 não pode ser influenciado pela guerra ideológica travada no país. “Independentemente da vacina que ficar pronta primeiro, temos que pensar no bem-estar das pessoas, oferecendo à população uma forma eficaz e segura de se proteger contra a covid-19”, afirma o deputado. Segundo ele, a OMS deixou claro que a comunidade científica do mundo todo está empenhada em buscar uma vacina eficaz.

 

Comitê da Vacina

O governador Ratinho Júnior instituiu um comitê técnico para pesquisa, desenvolvimento, testagem, fabricação e distribuição da vacina contra a covid-19. O objetivo é alinhar e coordenar as atividades no Estado, prevendo o eventual imunizante com eficácia comprovada. “É mais uma medida de preparação para o momento do anúncio do imunizante, parte do planejamento estadual de combate ao novo coronavírus”.

 

É greve!

A Federação Nacional dos trabalhadores dos Correios decidiu entrar em greve. Os grevistas são contra a privatização da estatal, reclamam do que chamam de “negligência com a saúde dos trabalhadores” na pandemia e pedem que direitos trabalhistas sejam garantidos.

 

Cooperativas

A deputada Aline Sleutjes (Aliança) participou do encontro da Organização das Cooperativas do Brasil e debateu junto aos técnicos da OCB a reforma tributária e com a apresentação das demandas das cooperativas. “O fortalecimento do cooperativismo é essencial, em especial para o sul do país, no apoio aos agricultores”.

 

Esquenta

A disputa pela prefeitura de Curitiba começou a “esquentar” nos últimos dias, com os pré-candidatos de oposição elevando as críticas ao atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM). Entre as queixas, destacam-se questionamentos sobre o socorro milionário às empresas de ônibus e a falta de apoio às pequenas e microempresas. “Essa iniciativa escancara o desprezo do prefeito pelos pequenos empreendedores, microempresários e comerciantes”, disse o deputado e pré-candidato, Ney Leprevost (PSD).

 

Aprovação

No Sul, a aprovação aos governadores, o que inclui Ratinho Junior (PR), está em 48% – o melhor desempenho de acordo pesquisa XP/Ipespe.

 

Quarentena

O governo do Paraguai prorrogou a quarentena nos municípios do Departamento Alto Paraná, como Ciudad del Este, fronteira com Foz do Iguaçu. Segundo o Ministério de Saúde do Paraguai, as medidas restritivas de emergência seguem até domingo (23) por causa do aumento de casos da covid-19. No último levantamento, o Paraguai registrou 9.791 casos e 138 mortes pela doença. Dos casos de coronavírus, 42,2% deles são de Alto Paraná e, desse percentual, 72% são de Cidade do Leste.

 

Primato

A Primato Cooperativa Agroindustrial anunciou investimentos de R$ 250 milhões em Toledo nos próximos cinco anos. A cooperativa pretende avançar na diversificação de seus serviços com a construção de loja agrícola e de unidade de recebimento de cereais (um armazém de grão), ampliação de um comércio atacadista e implantação de uma indústria de ração animal.

 

Colégios do Sesi

O deputado Romanelli (PSB) vai conversar com a presidência da Fiep para que a federação reveja a decisão de fechar as 30 unidades do Colégio Sesi. “O fechamento dos colégios será um grande prejuízo para a educação profissional do Paraná”, lamenta. No estado, 10,7 mil alunos estudam nos 43 colégios. Destes, pelo menos 30 serão fechados. Um dos principais motivos do fechamento é a redução de 50% do imposto compulsório das indústrias destinadas à educação e capacitação profissional.

 

Condenação

O doleiro Dario Messer, envolvido em desdobramentos da Operação Lava Jato, foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão e ao pagamento de multa. Conhecido como “o doleiro dos doleiros” Messer foi condenado por “ocultar e dissimular a origem, a natureza, a disposição, movimentação e propriedade de recursos em dólar no exterior, depositados, em decorrência de vendas por fora de pedras preciosas e semipreciosas”, segundo a sentença.

 

Combate a corrupção

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisa mostra que 39,6% da população acredita que, em relação a governos anteriores, o atual governo do presidente Jair Bolsonaro é a que mais combateu a corrupção. Esse sentimento dispara para 47,8% na população das regiões centro-oeste e norte. Já no nordeste 35,3% da população acredita que o governo atual combateu a corrupção mais que petistas e tucanos.

 

Suspenso

O ministro do STF, Celso de Mello, aceitou o pedido da defesa do procurador Deltan Dallagnol para suspender dois processos seriam julgados pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Na decisão, Celso de Mello disse que a suspensão vale até que o Supremo julgue a questão de forma definitiva. A data ainda não foi definida.

 

Fundeb

O Senado se reúne em sessão remota ainda nesta semana para votar a PEC que torna o Fundeb permanente e amplia em até 23% a participação da União no financiamento da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio.

Deixe um comentário