Coluna da ADI 21/11/2023

0 47

Luz dos Pinhais 2023

A maior programação de fim de ano do país, o Natal de Curitiba, Luz dos Pinhais 2023, começa na quarta-feira (22). A festa de abertura acontecerá com um grande espetáculo no Largo da Ordem, às 19h30. No mesmo dia também entram em funcionamento as feiras de Natal das Praças Osório e Santos Andrade. Neste ano, o Natal de Curitiba tem mais de 140 atrações, a maioria delas gratuitas.

Litoral do Paraná

A nova edição do Verão Maior Paraná está prevista para iniciar no dia 26 de dezembro de 2023 a 6 de fevereiro de 2024. A ação prevê atividades voltadas aos veranistas e à comunidade local. O projeto é uma ação integrada do Governo do Estado que visa aprimorar a infraestrutura das praias, garantir a saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores.

Contrato de concessão

O consórcio Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A, controlado pelo grupo Pátria Investimentos, pediu a prorrogação do prazo para a comprovação de atendimento de condições à assinatura do contrato de concessão do lote 1 de rodovias do Paraná. O pedido de prorrogação foi deferido pela Comissão de Outorga. A assinatura do contrato estava prevista para 29 de dezembro deste ano, a nova data é 26 de janeiro de 2024.

Atualizando

Em reunião com a diretoria da Ocepar, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP), falou sobre os projetos de lei voltados ao setor que estão em tramitação na Câmara Federal. Entre eles o Marco Temporal das Terras Indígenas, a Lei do Autocontrole da produção agropecuária, Alimento Mais Seguro, Licenciamento ambiental, Mercado de carbono, o Trânsito de máquinas agrícolas e a Reforma Tributária.

A solução

“Votei a favor única e exclusivamente pelas cooperativas. Para as cooperativas é a redenção, é a solução e manutenção do setor. Para o setor cooperativista é maravilhoso, mas me preocupa muito outros setores da economia. O comércio e o serviço serão muito afetados”, disse Lupion, ao informar a respeito da reforma tributária.

Sondagem Industrial

Já está disponível para participação de industriais de todo o estado, gratuitamente, o questionário da 28ª Sondagem Industrial – a maior pesquisa feita anualmente, pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), para avaliar as expectativas e intenções dos empresários para o próximo ano. O conteúdo tem cerca de 20 perguntas, o prazo vai até 4 de dezembro.

Mulheres da Faep

A Comissão Estadual de Mulheres da Faep(CEMF) busca manter ativos os quase 80 grupos locais e seguir expandindo em 2024. Em encontro realizado nos dias 13 e 14 de novembro, na sede do Sistema Faep/Senar-PR, com as 16 coordenadoras regionais, foi definido o plano estratégico para o próximo ano. Esse movimento de mobilização feminina tem sido fundamental para ampliar o alcance das ações de representatividade do sistema sindical rural.

Há vagas!

As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná começam a semana com a oferta de 16.487 vagas de emprego com carteira assinada. Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município.

Eleições na Argentina

O ultradireitista Javier Milei derrotou o peronista Sergio Massa no pleito de domingo e foi eleito o novo presidente da Argentina. Milei teve 55,74% dos votos, contra 44,25% de Massa. Em seu discurso de vitória, o político se comprometeu com ‘a democracia, o comércio livre e a paz’ e defendeu as ideias liberais e a necessidade de ‘medidas drásticas’ para recuperar a economia argentina.

Morte em Show

O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou uma portaria para permitir a entrada de garrafas de água para uso pessoal em shows e obrigar as produtoras de espetáculos a fornecer água potável em dias de muito calor. A ordem veio depois da morte de Ana Clara Benevides, de 23 anos, que passou mal em meio às altas temperaturas no primeiro show da turnê de Taylor Swift no Brasil, na sexta, no Rio de Janeiro.

Uma garantia

A Secretaria da Justiça e Cidadania, através do Procon-Pr convocará, nesta semana, as empresas responsáveis pelos grandes eventos que têm sido realizados no Paraná, para garantir o cumprimento da Portaria 35/23, da Secretaria Nacional do Consumidor, que estabelece estratégias para garantir a saúde dos consumidores em eventos de grandes proporções.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Deixe um comentário