Coluna da ADI 29/11/2023

0 64

Capital Moveleira

Arapongas recebeu esta semana a sanção presidencial da Lei 14.728 que concede à cidade o título de Capital Moveleira Nacional. A proposta foi apresentada pelo ex-deputado Rubens Bueno e apoiada pelo senador Flávio Arns. O município possui mais de 900 indústrias moveleiras, contribuindo com 10% das exportações brasileiras de móveis e quase 10% do PIB brasileiro do setor. A cidade produz 10% dos móveis fabricados no Brasil.

Código do Autismo

Comissão Especial que vai analisar a criação do Código do Autismo do Paraná. Em um prazo de 30 dias os membros da Comissão Especial vão analisar e dar o parecer final sobre as propostas apresentadas pela sociedade civil, durante consulta popular. A Assembleia Legislativa propôs reunir todas essas iniciativas sobre o autismo em uma única legislação, para criar o Código Estadual da Pessoa com o Espectro Autista. A Comissão já reuniu 11 leis estaduais vigentes e 43 projetos de lei que estavam tramitando na casa.

Exportação

A Portos do Paraná registrou de janeiro a outubro de 2023 um crescimento de 15% nas movimentações para exportação. Ao todo, foram 35.198.778 toneladas movimentadas. As cargas que se destacaram no ano até o momento foram soja, açúcar (granel) e farelo, todas com crescimento no comércio internacional. Os principais destinos dos navios que saíram de Paranaguá foram China, Coreia do Sul e Japão.

Destino turístico

Mesmo com a preferência por praias no final do ano, Foz do Iguaçu está entre os 10 destinos turísticos preferidos pelos brasileiros para passar as festas de final de ano no país, aponta levantamento da agência online de turismo ViajaNet, que apurou o volume de pacotes (passagens e hotéis) para viagens entre os dias 23 de dezembro 1º de janeiro de 2024.

No carnaval

A Azul anunciou 254 voos extras entre os dias 9 e 19 de fevereiro, período de carnaval, 59% em relação ao mesmo período do ano passado. Além de Foz do Iguaçu, mais 31 cidades brasileiras serão atendidas: Viracopos (SP), Confins (MG), Recife (PE), Curitiba, Guarulhos (SP), Maceió (AL), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA).

Contratando

A empresa responsável pela contratação dos trabalhadores da concessionária que venceu a licitação das praças de pedágio no Paraná está com mais de 800 vagas abertas. Os postos de trabalho são para cargos como operadores de pedágio, atendimento ao cliente, fiscalização, manutenção e motorista de guincho. As praças a serem atendidas pelo consórcio, referentes ao Lote 1, são: Irati, Prudentópolis, Campo Largo, São Luiz do Purunã, Lapa, Imbituva e Palmeira. O processo seletivo acontece entre os meses de novembro e dezembro.

Contratando II

“Os requisitos para cada vaga variam conforme a função, e os benefícios oferecidos aos colaboradores incluem plano de saúde, plano odontológico, vale-transporte e vale-alimentação” esclarece Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos Nossa, empresa responsável pelas contratações. O cadastro deve ser feito pela internet. O candidato deve realizar o cadastro e selecionar a vaga desejada.

Horário flexibilizado

A partir de sexta-feira, 1º de dezembro, o horário do comércio de Curitiba vai ser flexibilizado. As lojas poderão trabalhar até às 22h nos dias de semana, aos sábados até às 21h e aos domingos até às 19h. A medida vale até o dia 23. Na véspera de Natal, que também é em um domingo, o horário de funcionamento do comércio de Curitiba é facultativo, com horário das 10h às 18h.

IPVA 2024

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para os proprietários de veículos transferirem créditos do Programa Nota Paraná para serem abatidos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2024. O sistema de transferência foi aberto em 1º de novembro.

Frigoríficos

Três frigoríficos do Paraná podem ser habilitados para vender carne de frango à China: Dip Frangos, de Capanema; Jaguafrangos Indústria e Comércio de Alimentos, de Jaguapitã; e Gonçalves & Tortola de Maringá. A abertura de mercado vai gerar empregos ao Paraná. A habilitação pode alavancar a excelência das empresas paranaenses na produção da pecuária de corte.

Marco Temporal

A Frente Parlamentar Agropecuária deverá pautar o veto do presidente Lula (PT) em relação ao marco temporal das terras indígenas. Coordenada pelo deputado paranaense Pedro Lupion (PP), membros da bancada trabalham para a derrubada do veto.

Sabatina

O presidente Lula decidiu indicar Flávio Dino para a vaga no STF e Paulo Gonet para o comando da PGR. Após as nomeações, Rodrigo Pacheco prometeu um ‘esforço concentrado’ do Senado para analisar as escolhas até o fim do ano. A sabatina de Dino já foi marcada para 13 de dezembro.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Deixe um comentário