Coluna Da ADI-PR – 13/06/2024

0 25

Treinamentos

A Rede de Treinamentos FALA! vai oferecer oficinas gratuitas sobre ferramentas Google para redações em todo o Brasil. Além de redações, jornalistas independentes e estudantes de jornalismo podem se inscrever pelo site para receber treinamento presencial ou remoto, dependendo da localidade.

Recrutamento de talentos

Devido à catástrofe climática ocorrida no Rio Grande do Sul, a PwC Brasil estendeu, até 27 de junho, o prazo de inscrição para candidatos residentes no estado gaúcho a seu processo seletivo da nova geração de solvers. O programa é aberto a estudantes ou pessoas recém-formadas. Quem tiver interesse pode se candidatar no site da PwC Brasil. As vagas no Paraná são para as unidades em Maringá e Curitiba.

Voo direto

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, terá mais um voo internacional direto. A partir de 28 de outubro, a Latam inicia a rota do Paraná até Lima, no Peru. As vendas de passagens começam nos próximos dias.

Disputa para vice

Com os principais pré-candidatos a prefeito já definidos, começa agora a disputa para a indicação dos vices nas chapas majoritárias. A escolha deve ser definida conforme as alianças que vão se definir entre julho e agosto nas convenções partidárias. Nas últimas duas eleições – de 2016 e 2020 – teve vice que foi definido aos 48 minutos do segundo tempo.

Sessão

Os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do TSE, participaram em Curitiba da primeira sessão itinerante do TRE-PR. O tribunal eleitoral planeja novas sessões nas principais cidades do Paraná.

Acordo

O TST formalizou o acordo coletivo de trabalho entre a Federação Única dos Petroleiros, o Sindiquímica-PR e a Araucária Nitrogenados (Ansa) decorrente da “desibernação” da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) do Paraná. Pelo acordo, a Ansa vai recontratar os cerca de mil trabalhadores dispensados pela hibernação da fábrica em 2021. A expectativa é da criação de mais três mil empregos indiretos na região de Araucária, onde está instalada a Fafen.

Tiago na liderança

Levantamento Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira (12) mostra o avanço do deputado Tiago Amaral (PSD) na disputa da prefeitura de Londrina com 21,9%, seguido do ex-prefeito Barbosa Neto (PDT) com 16,8% e da Professora Maria Tereza (PP) com 15%. Em seguida vem o Coronel Nelson Villa (PSDB) e o deputado Tercílio Turini (MDB) – os dois com 13,5%.  A pesquisa, entre 6 a 11 de junho, entrevistou 800 eleitores. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro, de 3,5 %. O levantamento está registrado no TSE sob nº PR-08992/2024. Na pesquisa anterior, de maio, Amaral tinha 18,4% dos votos e Barbosa Neto, 18,1%.

Lei Vini Jr

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei do deputado Anibelli Neto (MDB) que obriga a divulgação de alertas acerca da tipificação penal do crime de injúria racial durante eventos públicos no Paraná. Anibelli Neto afirmou que os episódios recorrentes contra o jogador Vini Jr na Espanha evidenciam a persistência do racismo no esporte e a necessidade de ações concretas para enfrentar esse problema. “Foi o que nos motivou a apresentar o projeto e que simbolicamente já está sendo chamado de proposta de Lei Vini Junior”, disse.

Vamos ler

A Brasilcap iniciou neste mês o patrocínio do projeto ‘Vamos Ler – Geração Digital’. O objetivo principal do projeto é ampliar a leitura de mundo dos jovens estudantes a partir do desenvolvimento do senso crítico. A metodologia está focada na aproximação da educação com a mídia, com ênfase na utilização das novas tecnologias.

Vamos ler II

O projeto levará a 40 mil estudantes, por meio de ferramentas online, conteúdos e atividades de aprendizagem nas áreas de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Mídia e Novas Tecnologias, Saúde e Língua Portuguesa.

Bolsa

O Senado aprovou o projeto de lei que cria a Política Nacional de Assistência Estudantil que prevê a bolsa permanência, de pelo menos R$ 700 para estudantes do ensino superior, além de outros nove programas em áreas como moradia estudantil e transporte para alunos. O texto vai à sanção do presidente Lula (PT). “É um projeto essencial para os estudantes. Muitos desistem, se evadem, param de frequentar as instituições de ensino superior ou profissionais por falta de condições de se manterem”, disse o relator da proposta, senador Flávio Arns (PSB).

Cine Itaipu

O projeto Cine Itaipu será lançado nas cidades do Paraná e Mato Grosso. Nesta quinta-feira, 13, a Lapa será a primeira a receber o projeto em comemoração ao aniversário de 255 anos da cidade. Está prevista a exibição de um documentário sobre os 50 anos da Itaipu. A principal atração será a animação “O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida”, da Universal Studios. O filme é uma fábula sobre sustentabilidade, responsabilidade ambiental e os impactos da ação humana no meio ambiente.

Informalidade

O IBGE aponta que nos três primeiros meses de 2024, 74% dos empregados domésticos trabalham informalmente no Paraná. Os dados da pesquisa nacional de domicílios mostraram que o estado tem 338 mil trabalhadores domésticos – 86 mil registrados e 252 mil sem registro na carteira de trabalho. A lei federal que regulamenta os direitos dos empregados domésticos está em vigor há nove anos.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Deixe um comentário