Coluna da ADI-PR – 23/04/2024

0 12

Café Qualidade ParanáO Concurso Café Qualidade Paraná, na sua 22ª edição em 2024, vai realizar o evento de encerramento em Curitiba, no dia 12 de novembro, no Mercado Municipal. Ao levar a premiação à capital, a Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, organizadora do concurso, pretende dar mais visibilidade aos produtos junto aos consumidores.

Qualidade paranaense

O Concurso Café Qualidade Paraná é considerado o terceiro maior prêmio do gênero do Brasil, atrás de iniciativas de Minas Gerais e Espírito Santo (campeões nacionais de produção de café). “Além de incentivar a produção paranaense a crescer com qualidade, precisamos fazer esse café ser conhecido entre os consumidores”, analisa Bruno Vizioli, técnico do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Mascote da Ponte

A Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL) e o DER/PR lançaram o Concurso Cultural para Escolha do Mascote da Ponte de Guaratuba. Interessados devem elaborar uma imagem ou desenho de mascote que possua relação com a obra de construção da Ponte de Guaratuba e enviar o conteúdo para e-mail específico do DER/PR ([email protected]). O mascote deve ser apresentado com um nome escolhido por seu autor. Filiações O deputado federal Beto Richa, presidente do PSDB do Paraná, aponta que no prazo final das filiações, os tucanos somam 81 pré-candidatos a prefeito, 25 pré-candidatos a vice-prefeito, 2,5 mil pré-candidatos a vereador e 250 diretórios e comissões provisórias no estado. “Alcançamos um resultado impressionante. A presença é sólida em todas as cidades, sejam pequenas, médias ou grandes”.

Pós-janela

MDB, PSD, PL e PT foram os partidos que mais cresceram nas capitais depois da janela partidária. O MDB saltou de 54 para 87 vereadores e agora tem representantes em 21 capitais. O PSD passou para 75 vereadores, o PL saiu de 38 para 62 e o PT, de 49 para 60 vereadores. Em Curitiba, a janela fortaleceu o projeto do vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) pré-candidato à sucessão de Rafael Greca (PSD), que passa a ter uma bancada de sete vereadores.

Disputa acirrada

Uma nova sondagem eleitoral realizada pelo Paraná Pesquisa, demonstra uma disputa acirrada novamente entre os pré-candidatos. No espontânea, Eduardo Pimentel (PSD) aparece com 5,3%, Luciano Ducci (PSB) com 1,6%, Ney Leprevost (União Brasil) com 1,3%, Deltan Dallagnol (Novo) com 1,1%, Paulo Martins (PL) com 0,8%, Beto Richa do PSDB e Goura do PDT ficaram com 0,4%, a petista Carol Dartora  por 0,3% e Cristina Graeml (PMB) e Luizão Goulart (SD) tiveram 0,1%.

Metodologia

O Instituto Paraná Pesquisa ouviu 800 eleitores, através de entrevistas pessoais, entre os dias 15 e 20 de março de 2024. A sondagem eleitoral tem um grau de confiança de 95,% e uma margem estimada de erro de 3,5% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob o número PR-01504/2024. 

Em maio

O ex-presidente Jair Bolsonaro deve vir a Curitiba no mês de maio para participar de um ato político com os candidatos a prefeito e a vereança pelo PL. O PL estuda a realização de um ato público, uma espécie de comício, com a participação de Bolsonaro. 

Educação

A SEED informa que estão abertas as inscrições para quem deseja fazer os exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para conhecimento do Ensino Médio. O prazo para inscrições vai até o dia 7 de maio. Interessados devem procurar uma instituição pública de ensino que oferta EJA ou um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebeja) portando documento oficial com foto. Para se inscrever para os exames do Ensino Médio, é preciso ter 18 anos completos.

Emprego

As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná começam a semana com a oferta de 17.425 vagas de emprego com carteira assinada. A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (4.551). A distribuição de vagas por regionais pode ser conferida no site da Secretaria Estadual de Trabalho Qualificação e Renda.

Sem condenação

O Tribunal de Contas anulou a condenação e cancelou a restituição dos R$ 700 mil. Ao analisar o recurso, os conselheiros constataram que não houve dano ao erário público. O TC reconheceu que houve um erro de cálculo na instrução do processo. É uma excelente notícia para a Beti Pavin que é pré-candidata do MDB na disputa pela prefeitura de Colombo.

Sucessão

O mandato de Arthur Lira na presidência da Câmara termina no início de 2025, mas os dois principais candidatos à sucessão começam a definir suas estratégias. Elmar Nascimento (União-BA) tenta garantir o apoio do PL, maior partido da Casa. Do outro lado, Marcos Pereira (Republicanos-SP) tenta impor algum distanciamento de Lira, envia recados positivos ao governo, mas também acena à oposição.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Deixe um comentário