Coluna do Editor 04/09/2020

0 2

Democratas

Recebi nesta quinta-feira o Edital de Convocação do Democratas em Toledo. O presidente da Comissão Provisória, Lucio Mauro Elger, confirma para o dia 15 de setembro, das 19h30 às 22 horas, o encontro para a Rua Santos Dumont, 1.595, no Centro. Em pauta a aprovação ou não da candidatura própria; escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores; aprovação da denominação da eventual coligação; sorteio dos números dos candidatos e ainda fixação do limite de gastos para a campanha.

 

Pré

Lembrando que a vereadora Janice Salvador é a pré-candidata indicada pelo Democratas para eventualmente concorrer à Prefeitura de Toledo.

 

PSD

Já o Partido Social Democrático (PSD), comandado em Toledo pelo empresário Coniberto José Niedermeyer, também confirmou sua convenção para o dia 11 de setembro, a partir das 19 horas no Clube Mexa-se, que fica na Rua Santos Dumont, 3.935, na Vila Industrial. A convenção será para escolha dos candidatos aos cargos eletivos na eleição marcada para o dia 15 de novembro.

 

Errei

Na edição de ontem troquei o nome da presidente do PSB em Toledo. O correto é Gisela Johann.

Nesta sexta-feira (4), às 10 horas, o Rotary Club de Toledo Integração fará a entrega, na Casa de Maria de Toledo, de equipamentos eletrônicos de estúdio e comunicação online: monitores de áudio, microfone profissional, webcam e braço articulável de microfone com pop filter. Segundo o presidente do clube, Nelson Engelmann, esta é uma importante aquisição para a Casa de Maria, “nesse momento atípico que estamos vivenciando de pandemia Covid19, que muito contribuirá com a manutenção das atividades de aproximadamente 400 meninos e meninas em situação de vulnerabilidade e que se encontram em isolamento social”.

 

Solidariedade

Essa doação é resultado da Feijoada Solidária realizada pelo Clube no mês de julho deste ano. Ainda, no mês de agosto, o Rotary Club de Toledo Integração, atendendo a necessidade da APA – Lar dos Idosos de Toledo, doou 800 fraldas geriátricas, alimentos e itens de higiene pessoal.

 

Perseguição

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), acusou uma promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná de “ação individual” e “perseguição”, por conta de processos envolvendo projetos do Executivo no Litoral.

 

Audiência

Bakri afirmou que no próximo dia 21, os parlamentares vão promover uma audiência pública em Matinhos, para discutir o projeto da “engorda” da orla local, que vem sendo contestado pelo MP. O líder governista não descartou ainda a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o trabalho de Organizações Não-Governamentais (ONG) que atuam na região.

 

Reação

“Essa Casa precisa reagir a ação individual de uma promotora, que não sei movida porque, tenta impedir investimentos, desenvolvimento do Estado do Paraná, que vão alavancar muito esse desenvolvimento”, disse Bakri.

 

Mais uma

A Secretaria Municipal de Saúde informou, com pesar, o registro do 45º óbito por Covid-19 em Toledo. Trata-se de um homem de 83 anos que apresentou os primeiros sintomas em 24 de agosto, teve a infecção pelo novo coronavírus confirmada por meio de coleta RT-PCR e estava internado desde 27 de agosto. O paciente foi transferido para leito de UTI e evoluiu à óbito nesta quinta-feira (3).

 

Cuidados

A administração municipal lamenta a morte do paciente, se solidariza aos familiares e amigos, e enfatiza todas as recomendações para evitar o contágio: se puder, fique em casa e, caso seja preciso sair, use máscara, mantenha distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas e evite aglomerações. Além disso, várias vezes ao dia, higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Deixe um comentário