Coluna do Editor 05/06/2020

0 3

Ocupação

Os dados mais recentes da taxa de ocupação de leitos na área da 20ª Regional de Saúde em função do coronavírus, nesta quinta-feira (4), mostravam que o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, tinha 15 dos 18 leitos de enfermaria ocupados (83,33%), enquanto na UTI, dos 10 leitos disponíveis, 6 estavam ocupados (60%). No Hospital Bom Jesus, dos 8 leitos de enfermaria, 4 estavam ocupados (50%) e na UTI, dos 16 leitos, 6 ocupados (37,50%).

 

Recape

Em recente entrevista ao Jornal do Oeste, o prefeito Lucio de Marchi comentou que a Prefeitura de Toledo executa o maior programa de recape nos bairros dos últimos anos, Jardim Concórdia, Pancera, Panorama, Boa Esperança, Vila Industrial, incluindo várias reurbanizações. “As calçadas das residências são responsabilidade do morador e o município está na terceira fase do Plano Diretor, que prevê plano de arborização e incluindo o paisagismo e todos estão convidados a participar”, disse. Além disso foram 350 quilômetros de asfalto rural feitos e a readequação de outros 80 quilômetros de estrada rural.

 

Revitalização

Sobre o projeto da revitalização do Parque Ecológico Diva Paim Barth, Lucio de Marchi explicou que já estava tudo acertado com o Governo do Estado, entretanto, diante do atual cenário de crise por causa do coronavírus, alguns recursos foram retidos e serão liberados tão logo a situação se normalize. Como o projeto já estava pronto e licitado, aguardando a liberação de recursos por parte do Estado, houve essa remanejamento de R$ 2 milhões para o início das obras e o dinheiro será repassado pelo Estado posteriormente.

 

Reformas

Ainda no campo das reformas, o prefeito lembrou que foi feita a reforma do Teatro Municipal recentemente, isso sem mencionar a reforma das Unidades Básicas de Saúde que foram fechadas pela vigilância em 2016 e a construção de uma nova unidade no Distrito de Vila Nova, bem como mais de 20 escolas municipais e CMEIS reformados. Lucio também citou a reforma do Terminal rodoviário, onde estão sendo investidos mais de R$ 2 milhões.

 

Reclamações

Ainda assim a secretária do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo, Marlene da Silva, postou numa rede social algumas reclamações em relação ao prefeito Lucio de Marchi que, segundo ela, atendeu o Sindicato uma única vez em 2020. Além disso, ela questionou se a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2021 garante o reajuste salarial dos servidores; auxílio alimentação; pagamento do Toledoprev de acordo com a tabela de aporte; aumento do percentual para a Cast de 4% para 6%; pagamento das ações judiciais, processos já com sentença, como titulação, desdobre, paridade do salário do Prof I e Prof II; e a reforma do pátio de máquinas, “sendo que este estava na LDO de 2020, e até o momento não iniciaram os trabalhos de reestruturação”, escreveu.

 

Novo caminhão

O Governo do Paraná, através da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento fez a aquisição de máquinas para manutenção de estradas. Através, de indicação do então deputado federal Dilceu Sperafico, o município de São José das Palmeiras irá receber em breve um caminhão basculante.

 

Autoridade Sanitária

Foi publicada a Portaria designando servidores e empregados públicos municipais para o desempenho de funções de Autoridade Sanitária em Toledo, para o fim específico de fiscalização e orientação quanto à utilização de máscaras faciais pela população.

 

Equipe

Esses servidores atuarão com o apoio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde e das Secretarias de Segurança e Trânsito e da Fazenda e Captação de Recursos.

 

Nomes

Foram nomeados Aline Rezende Salles, Angelita Inês Boufleur, Carlos Gustavo Ferreira Cabral, Danieli Jaquelini Andrioli, Evandro Augusto Boian Konno, Gustavo Guilherme Schneider, Iuri Seffrin da Silva, Marcelo Andreas Mendes, Poliana Izabel Pimenta, Rodrigo Assufi Dallanol, Schirley Aparecida Giustti, Thaillynne Dikelly Grillo Lambrecht e Thiago Dall Oglio Vianna.

Deixe um comentário