Coluna do Editor 05/08/2020

0 1

Quatis

Leitor

Um leitor enviou algumas fotos alertando sobre a questão dos quatis que estão no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Muitos, como este da foto, acabam sendo atropelados ao deixarem a proteção da mata para se aventurar nas residências próximas ao local. É um problema complicado, ainda mais pela pressão urbana sobre áreas de proteção natural, como é a mata no coração do Parque Ecológico.

 

Lixo

Outro problema comentado pelo leitor é com relação ao lixo doméstico, pois os quatis são atraídos pela comida fácil.

 

Aulas

“Não haverá volta às aulas sem que todas as questões sanitárias estejam superadas”. A frase é do líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná e presidente da Comissão de Educação da Assembleia, o deputado estadual Hussein Bakri. Segundo ele, a reabertura das escolas no Paraná não vai ocorrer sem que todas as questões sanitárias estejam superadas.

 

Sem data

O parlamentar garante que, por ora, não há qualquer data definida para a volta às aulas no Paraná. Ainda de acordo com Bakri, o tema está sendo tratado com toda a responsabilidade pelo governador Ratinho Junior e pelos secretários Guto Silva (Casa Civil), Beto Preto (Saúde) e Renato Feder (Educação).

 

Protocolo

Ele explica que o comitê formado para debater o tema divulgou, na última sexta-feira (31), um protocolo com medidas de segurança para o retorno às aulas porque é preciso que isso seja discutido com antecedência. “Não haverá reabertura das escolas enquanto não tivermos as condições ideais de saúde e a máxima segurança para alunos, professores e funcionários”, pondera Hussein Bakri.

 

Migração

O deputado do PSD alerta ainda para o desafio que será enfrentado pela rede pública de ensino com a migração de alunos da rede privada em virtude dos efeitos econômicos da pandemia.

 

Promessas

Muita gente questiona se o prefeito Lucio de Marchi vem cumprindo as promessas feitas na campanha passada. Bom, na área da saúde reabriu o Mini-hospital dentro dos 100 dias prometidos e ainda tem revitalizado todas as Unidades Básicas de Saúde. Entregou a Unidade de Saúde em Vila Nova, a Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci, Farmácia Comunitária, Centro de Abastecimento Farmacêutico, Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS i) e a nova base do SAMU no Jardim Coopagro.

 

Saiu!

Nesta terça-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde entregou oficialmente as obras da estrutura onde funciona o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS i). O serviço atende crianças e adolescentes com Transtorno Severo e Persistente, de Alto Risco. A unidade faz parte da Rede de Saúde Mental composta por serviços e equipamentos, tais como: Ambulatório de Saúde Mental que atende pessoas com Transtornos Mentais de nível moderado, ou seja, de médio risco. Um sonho que desde 2014 aguardava sair do papel e ser implantado torna-se realidade.

 

Em obras

Além disso, estão em obras a Central de Reabilitação – que ampliará o complexo de saúde do Mini-hospital – bem como a Farmácia, anexa ao Centro de Saúde. Está em construção o Hemocentro, em parceria com o Governo do Estado e heliponto na Unidade de Pronto Atendimento.

 

Hospital

A única promessa ainda não entregue é o famigerado Hospital Regional, que passa por obras de revitalização e readequações, conforme Lucio já explicou mais de uma vez.

 

Dez anos!

Nesta quarta-feira (5), o Chico’s Bar e Restaurante completa 10 anos. “Com certeza de 10 anos Com muita alegria e com algumas perdas de amigos, mas nós sabemos que com certeza estão entre nós”, comenta Vagner, que ao lado de Silvane – do pequeno Pedro – e de toda uma equipe dedicada, comanda o Chico’s com muito amor. E boa comida, claro! Parabéns!!!

Deixe um comentário