Coluna do Editor 08/01/2021

0 25

Corredores

Bom, pode ter sido apenas uma coincidência, mas pelo jeito os cartazes não estão surtindo lá muito efeito diante do alto número de pessoas sem máscara no Centro Cívico Tancredo Neves. E não eram visitantes, mas sim pessoas que estão trabalhando no prédio.

Slogan

Outro ponto que chamou a atenção nos cartazes é o slogan: “Liberdade com Responsabilidade”.

Fiscalização

O prefeito Beto Lunitti disse em entrevistas que as obras públicas precisam de intensa fiscalização quando estão sendo executadas. Bom, parece que o prefeito finalmente aprendeu depois da fria do Hospital Regional, da Rua Saturno, do Centro de Artes Marcias (Vila Industrial), etc, etc, etc.

Um só

Mas não adianta colocar apenas um fiscal, como ele fez durante seu primeiro mandato e o resultado é esse prédio cheio de retalhos do Regional.

Exemplo

Beto poderia seguir o exemplo do agora ex-prefeito Lucio de Marchi, que colocou cinco fiscais para conferir de perto o andamento da obra. Pode até demorar mais, porém, é certeza que o serviço será executado da maneira correta.

Pedágio

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirmou que a nova concessão do pedágio no Paraná estará na pauta da Assembleia Legislativa do Paraná logo no segundo trimestre deste ano. Romanelli voltou a criticar a proposta que prevê taxas de outorga para as novas concessões.

Mais caros

Segundo Romanelli, se a União insistir nesta proposta, ao invés de tarifas mais baratas, os paranaenses terão de desembolsar valores 40% mais caros nas rodovias do Estado. “É um descaso a forma como o governo federal trata o Paraná. Enquanto em outros Estados, há tarifas mais baratas, as do nosso Estado ficarão 40% mais caras como esse imposto exclusivo, que é a taxa de outorga”.

Câmara

A disputa pela presidência da Câmara Federal tem preocupado algumas lideranças empresariais de Toledo, tanto que o assunto tem sido um dos mais comentados nos grupos de WhatsApp da cidade.

Mudança

Por falar em Legislativo, o novo presidente da Câmara de Toledo, Leoclides Bisognin (MDB), alertou seus colegas que será preciso mudar “aquilo que se fala por aí, de que a atual Câmara é a pior de todos os tempos”.

Atitude

Para isso acontecer, de acordo com Bisognin, vai depender da atitude de cada um dos 19 vereadores que, ao invés de ficarem se envolvendo em confusões, deverão trabalhar e trabalhar.

De volta

O ex-secretário na primeira gestão do prefeito Beto Lunitti, Igor Januário, andava meio ‘sumidão’. Reapareceu na sessão de posse realizada dia 1º de janeiro, no Teatro Municipal de Toledo.

Lixo

Logo após a virada de ano os contêineres para coleta de lixo na Rua Saturno, na região do Jardim Gisela, estavam abarrotados. Pior: havia muito lixo espalhado, prova de que uma parte da população não sabe usar o utensílio da maneira correta.

Ampliação

Aí vai uma sugestão ao novo secretário do Meio Ambiente: ampliar o número de contêineres, investir mais em campanhas de conscientização e, claro, investir na formação de uma nova geração de cidadãos, ou seja, parceria com a Educação para que as crianças possam ser o canal de transformação.

Deixe um comentário