Coluna do Editor – 12/01/2024

0 194

Vestibular Biopark Educação 2024

Emprego, moradia e bolsa de estudos. Estes são só alguns dos benefícios exclusivos ofertados pelo Biopark Educação que está com inscrições abertas do vestibular no dia 21 de janeiro, últimas provas de ingresso na instituição em 2024. Há vagas nos sete cursos de graduação com nota máxima no Ministério da Educação (MEC): Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências de Dados, Ciência e Tecnologia, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Farmácia e Gestão da Produção Industrial. Os aprovados já começam o semestre em fevereiro. As inscrições estão abertas até dia 19 de janeiro e podem ser feitas pelo site https://bpkedu.com.br,  onde também estão publicados o edital, pacote de benefícios e demais informações.

Câmara

A Câmara Municipal de Toledo (CMT) fechou o ano de 2023 com 64 sessões realizadas, entre ordinárias (44), extraordinárias (11), suplementes (5) e solenes (4). Ao todo, 199 Projetos de Lei, 37 Projetos de Resolução, 1 Projeto de Lei Complementar e 1 Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município foram votados ao longo do ano. Em relatorias de projetos, foram 432.

Números

As demandas da comunidade se transformaram em 1.692 indicações ao Executivo. Os vereadores também apresentaram 191 requerimentos de informações. A Mesa Diretora se reuniu 21 vezes para analisar demandas do legislativo e o Conselho de Ética realizou dois encontros.

Consolidação

O presidente do legislativo, vereador Dudu Barbosa, reforça que muitos avanços na Câmara serão consolidados em 2024. “Posso dizer com muita tranquilidade que fizemos muito no legislativo em 2023. De estrutura a pessoas, adequamos muitos processos. Implementamos boa parte do que temos planejado para o biênio 23-24 e diversas ações devem se consolidar ao longo deste ano”.

Café

Sobre os dois encontros do Conselho de Ética, certamente devem ter servido apenas para os integrantes tomarem um café e colocarem o papo em dia, porque ação prática…Aliás, faz tempo que o Conselho de Ética na Câmara de Toledo não atua. E casos para isso não faltaram!

Nova Federação

A notícia sobre uma possível formação de nova Federação partidária, já para a eleição de 2024, deixou muita gente com a pulga – e o percevejo – atrás – e na frente – da orelha. Isso porque a ideia em Brasília é unir Progressistas, Republicanos e União Brasil. Assim mesmo: todos juntos e misturados como fossem uma legenda apenas.

Vagas

Uma das preocupações é que, caso a Federação realmente se confirme, é a redução do número de vagas, drástica neste caso. Das atuais 60, caso todos os partidos cumpram a regra sobre a cota de gênero, o número despencaria para apenas 20, pois os três partidos seriam contabilizados como uma única legenda.

Novo formato

As federações partidárias são uma nova forma de os partidos se juntarem para disputar as eleições e atuarem de forma unificada pelos quatro anos seguintes. Elas foram criadas em setembro de 2021, em uma reforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional, e acabaram referendadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para as eleições de 2022.

Exemplos

Até agora, três registros de federações já foram aprovados pelo Tribunal Superior Eleitoral: PT-PCdoB-PV, Rede-PSOL e PSDB-Cidadania.

Incompatibilidade

Ah, claro, a segunda preocupação é pela incompatibilidade de ideias de lideranças dos três partidos em Toledo, no caso da Federação se confirmar.

Deixe um comentário