Coluna do Editor 12/05/2020

0 3

Mudança

De acordo com o Protocolo nº 6301/2020, o Conselho Superior do Ministério Público, concedeu o prazo de dez dias para impugnação ou reclamação, que os promotores Sandrez Sponholz, da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Toledo, e José Júlio de Araújo Cleto Neto, da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Toledo, requerem remoção por permuta. O documento é datado de 7 de maio de 2020 e assinado pelo Procurador-Geral de Justiça Gilberto Giacoia.

 

Comércio

A partir desta segunda-feira (11), o comércio de Toledo retorna ao horário de atendimento normal, conforme Decreto Municipal n° 792, de 25/04/2020. De segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas; aos sábados das 9 às 13 horas. Nunca é demais lembrar para se manter todos os cuidados a fim de evitar a propagação do novo coronavírus. Uso de máscara, álcool em gel nas mãos e respeitar a distância necessária e segura com outras pessoas.

 

Movimento

Se bem que, pelo movimento nos últimos dias, parece que o comércio voltou ao normal. Era gente pra todo lado nas lojas e, embora a maioria estivesse usando máscara, ainda assim outros requisitos básicos não eram seguidos, especialmente o distanciamento entre as pessoas.

 

Caminhadas

Também no Parque Ecológico Diva Paim Barth é nítido o aumento de pessoas caminhando ao seu redor nos últimos dias, muitas delas sem máscara que, por sinal, não é um escudo contra o coronavírus. É apenas uma ferramenta a mais de prevenção.

 

Ausência

Talvez a ausência da Prefeitura de Toledo nos últimos dias explique, em parte, essa sensação de que ainda estamos vivendo uma pandemia e é preciso seguir todos os cuidados porque os reflexos desse relaxamento poderão se mostrar daqui duas semanas, prazo médio apontado por especialistas para o ciclo da doença. Aliás, este tem sido o grande problema enfrentado em locais onde houve esse relaxamento por parte da população e depois…

 

Números

De acordo com o último boletim informativo, em Toledo há 126 casos notificados de coronavírus, com 117 descartados, 7 suspeitos, 2 confirmados e 2 recuperados. O mais importante: até agora nenhuma morte!

 

Taxa Alta

A 12ª Vara Criminal de Curitiba determinou o bloqueio de bens no valor de R$ 69.924.401,46 de dezesseis investigados – entre pessoas físicas e empresas – na Operação Taxa Alta, que apura ilegalidades no contrato de credenciamento de empresas para serviços de registro eletrônico de gravames de veículos no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). A partir das investigações, conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela 4ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Curitiba, o Ministério Público do Paraná também obteve na Justiça a suspensão do contrato administrativo firmado entre o Detran-PR e uma empresa suspeita de fraude.

 

Prejuízo

De acordo com o apurado até o momento, os sócios da empresa, a partir de articulação com os ex-funcionários públicos investigados, elaboraram o edital de concorrência (01/2018), que regulamentou os contratos de financiamentos firmados no Estado do Paraná. Em razão dos atos ilícitos praticados com a finalidade de beneficiar a empresa (uma das vencedoras da licitação), houve considerável prejuízo aos consumidores que financiaram veículos, pela cobrança de taxas injustificadamente elevadas.

 

Contas

Como esta será a primeira eleição sem a possibilidade de formar coligações para a chapa de vereador, tem muito dirigente partidário em Toledo fazendo e refazendo contas para ver se conseguirá emplacar pelo menos um na próxima legislatura. Como o coeficiente eleitoral ficará bem próximo dos 4 mil votos, será preciso um desempenho razoável nas urnas.

 

Live do Bem

Nesta semana – sexta e sábado – o Jornal do Oeste, em parceria com o Empório Santa Maria e o Projeto Pequeno Amor, realiza a Live do Bem, com o objetivo de arrecadar recursos para a UTI Neonatal Dr. João Pedro Pontes Câmara, do Hospital Bom Jesus. Na sexta-feira confirmada a apresentação da banda Jam Session, a partir das 20 horas.

Deixe um comentário