Coluna do Editor 12/08/2020

0 2

Em campanha?

A foto aí é da cerimônia realizada na tarde de segunda-feira (10), em Cascavel, quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou oficialmente as obras do novo Trevo Cataratas. O vereador Walmor Lodi se apresentou como pré-candidato a prefeito de Toledo e posou para a foto ao lado do próprio Ratinho e de Marcel Micheletto (secretário de Administração e Previdênvcia).

 

União

Surgiu um forte rumor na cidade que Lodi teria conseguido agregar vários partidos em torno de seu nome.

 

Prontos

Por falar em eleição, o vereador Leoclides Bisognin foi muito claro em seu pronunciamento na sessão de segunda-feira na Câmara de Toledo: “Estamos prontos, preparados para a eleição do dia 15 de novembro”.

 

Pescaria

Segundo o secretário Neudi Mosconi (Desenvolvimento Ambiental), em setembro, se a pandemia do novo coronavírus deixar, deverá ser realizado o 2º Too Pescando num trecho de quase cinco quilômetros nas margens recuperadas do Rio Toledo. “Queremos reunir as famílias de Toledo para uma pesca nas margens do Rio Toledo, os peixes virão do Lago do Parque Ecológico Diva Pain Barth, que será secado para limpeza e manutenção”, explicou Mosconi.

 

Mulheres

Gabriel Baierle (DEM), durante seu pronunciamento na Câmara de Toledo segunda-feira, destacou o trabalho realizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres. Segundo ele, isso demonstra o quanto foi importante ter conseguido que a secretaria não fosse extinta no início desta gestão e destacou o “excelente trabalho realizado pela secretária Larissa Ribeiro que, com estrutura pequena e poucos recursos, tem feito muita coisa”.

 

Resultados

A mais recente ação da SPM foi na última sexta-feira, quando se comemorou 14 anos da aprovação da Lei Maria da Penha. Gabriel Baierle destacou a colocação de faixas no Parque Ecológico Diva Paim Barth e a iluminação diferenciada na Usina de Conhecimento. “O nosso cartão postal foi decorado com todos os recados, mas o principal é o de muita vontade de trabalhar da secretária Larissa Ribeiro e da diretora Juliana Cremon e de toda a equipe”, comentou o vereador, ressaltando que essa vontade extra tem “dado resultados” graças ao impacto destas ações que estão saindo do papel.

 

Vídeo

Outra ação da Secretaria de Políticas para as Mulheres é um vídeo sobre a Lei Maria da Penha totalmente em Libras e outro em francês, para atender aos milhares de estrangeiros que hoje residem em Toledo. Algo inédito e que demonstra bem o que Baierle disse na Tribuna da Câmara.

 

Improbidade

Em ação por ato de improbidade administrativa proposta em 2015 pelo Ministério Público do Paraná, um vereador de Foz do Iguaçu foi condenado por ceder veículo e motorista da Câmara Municipal para atender um concunhado. Na última sexta-feira (7), o MPPR, a partir da 6ª Promotoria de Justiça da comarca, protocolou pedido de cumprimento da sentença, com a imposição de multa civil de R$ 141.244,55 a cada um dos réus – o agente político e seu parente – além de pagamento de R$ 479,90 pelos danos causados ao erário.

 

Ilegalidades

As ilegalidades foram praticadas em 2011, quando o vereador era presidente do Legislativo. Por força do cargo ocupado na época, o vereador permitiu que o concunhado fizesse duas viagens, com carro e motorista da Câmara, em abril e maio de 2011 – a primeira para a Registro (SP), e a outra para Curitiba.

 

Multa

Em decorrência da ação ajuizada, os dois foram sentenciados ao pagamento de multa e ao ressarcimento do erário. Os réus tentaram recurso, mas o Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação. Nesta semana, para o efetivo cumprimento da decisão, o MPPR ingressou com pedido na 2ª Vara da Fazenda Pública de Foz do Iguaçu.

Deixe um comentário