Coluna do Editor 12/09/2020

0 2

Nota de Pesar

“É com profundo pesar que o Cidadania23 do Paraná vem a público solidarizar-se com os familiares e amigos pela lastimável perda de Odacir Fiorentin, que faleceu nesta quinta-feira, 10, em Curitiba, em decorrência de complicações da Covid-19”, traz a nota enviada pelo partido.

 

Candidato

“Vale salientar que Fiorentin era irmão da vereadora Olinda Fiorentin (Eleita pelo PPS em 2016) e foi candidato a prefeito de Toledo pelo PPS (hoje Cidadania23). Odacir era professor, chefiou a 20ª Regional de Saúde e também trabalhou na Sanepar. O Cidadania23 Paraná de luto, se solidariza e presta condolências por esta perda irreparável”. A nota é assinada por Douglas Fabrício (secretário geral) e Rubens Bueno (presidente estadual).

 

Luto

Ainda sobre a morte de Odacir Fiorentin, o presidente da Câmara de Toledo, Antônio Zóio, lamentou o falecimento do ex-candidato a prefeito em 2016 e pré-candidato neste ano. “É com pesar que recebo a comunicação do falecimento do irmão da vereadora Olinda, pelo qual tínhamos um apreço muito grande”, comentou o presidente da Câmara de Toledo. “Com certeza Toledo perde uma figura política muito importante para os debates locais”, acrescentou Antônio Zóio.

 

Saúde debilitada

Fiorentin, que completaria 56 anos no dia 19 de setembro, possuía um grave problema renal e realizava tratamento há anos e teve diagnóstico de Covid-19 no dia 31 de agosto. Ele era natural de Toledo, nascido no Distrito de Novo Sarandi, para onde o corpo foi trazido de Curitiba para sepultamento no final da manhã, dentro do protocolo da pandemia da Covid-19. Odacir Fiorentin deixa esposa e três filhos.

 

Cartórios

A Assembleia Legislativa retirou de pauta por dez sessões o projeto de lei do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR) que prevê reajuste de taxas cobradas nos cartórios do Paraná. A retirada foi decidida por acordo entre a Mesa Executiva e a liderança do governo na Casa, que resultará na criação uma comissão com deputados e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg). O objetivo do grupo será dirimir divergências em torno da proposta e buscar um consenso em relação ao texto.

 

Yara

Conversei esta semana com o presidente e o gerente geral do Yara Country Clube, o empresário Ivo Grizza e Gleuber Maschio, respectivamente. O assunto principal foi a ampla reforma que deverá ser iniciada em 2021 para tornar o clube bem mais moderno e atraente ao sócio.

 

Desmembramento

O investimento será feito graças ao desmembramento já aprovado para a venda de terrenos na frente da Avenida Maripá. A expectativa é arrecadar em torno de R$ 12 milhões com a venda desta primeira etapa. Uma segunda já está aprovada, mas sem data para ser realizada.

 

Clima tenso

Nos bastidores o clima pré-eleitoral anda tenso, com muita especulação e indefinição ainda sobre possíveis coligações.

 

Cidadania

Em meio a este clima esquisito, nesta segunda (14), o Cidadania realiza seu encontro na Associação dos Bombeiros, na Rua Eugênio Gustavo Keller, 579, no Jardim Coopagro.

 

Boato?

Há algum tempo vem se especulando sobre uma possível candidatura do deputado federal José Carlos Schiavinato a prefeito de Toledo. Boato ou verdade?

 

Suplente

Eu cravaria na primeira opção, até porque o suplente de Schiavinato na Câmara Federal chama-se Valdir Luiz Rosssoni, inimigo declarado do presidente Jair Bolsonaro.

 

Novo líder

Como Ricardo Barros, também do Progressistas, é hoje o novo líder de Governo de Bolsonaro na Câmara – e já obtendo importantes resultados em termos de gestão de crises dentro do Congresso Nacional – seria suicídio eleitoral apostar numa troca a esta altura do campeonato.

 

Representatividade

Além disso, há a questão da representatividade política de Schiavinato hoje enquanto deputado federal. E aqui não apenas de Toledo, mas de pelo menos 55 municípios atendidos por ele.

Deixe um comentário