Coluna Do Editor – 14/06/2024

0 204

Visita

Foto: Marcelo Rocha

Recebi nesta quinta-feira (13) a visita de Rosselane Giordani, nova coordenadora do Núcleo de Cooperação Sociais Ambientais das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná e do e Sul do Mato Grosso do Sul, área que engloba mais de 130 municípios. A ex-secretária da Cultura de Toledo está ainda se adaptando à nova função, mas diz estar muito feliz com esta nova fase de sua vida profissional.

Futuro

Ela é a responsável por fazer a ponte entre a Itaipu Binacional e as organizações, dentro do programa de Governança Participava para Sustentabilidade, no Itaipu Mais que Energia. É a nova visão estratégica da empresa visando o futuro.

Novo hotel

Após um tempão de espera, nesta sexta-feira (14) o Sistema Fecomércio

Sesc Senac PR inaugura o Sesc Cascavel Hotel Fazenda. Situado em uma área de mais de um milhão de metros quadrados na BR-277, Km 568, o hotel oferece uma infraestrutura completa de lazer e descanso. Mas tem um ‘dedinho’ de Toledo na obra.

De Toledo

Isso porque o engenheiro responsável pela obra é Rodrigo Bortolotto Sales!

Estrutura

Com uma área construída de 16.780,7 m², o hotel possui 60 apartamentos e um parque aquático com piscina infantil, piscina com hidromassagem e borda infinita, além de uma lanchonete. Dez chalés adicionais completam a capacidade de hospedagem podendo receber simultaneamente até 208 pessoas.

Novo diretor

José Augusto Seide foi nomeado para estar à frente da Diretoria de Jornalismo da Prefeitura de Toledo. “Agradeço a confiança depositada em meu trabalho pelo prefeito Beto Lunitti e pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. Sei que não será fácil substituir um profissional tão gabaritado como o Ricardo Morante, mas desejo estar à altura do desafio. Envio esta mensagem para me colocar à inteira disposição de vocês, desejo de que a parceria na divulgação de informações importantes para a população de ações do governo municipal continue. No que estiver ao meu alcance, contem comigo”. Esta foi a mensagem encaminhada por ele aos demais jornalistas.

Correção

Parabéns à atual administração toledana. Nada mais correto nomear um profissional da área e com capacidade.

Desrespeito

Pena que essa gestão não tenha tido ao longo do tempo a mesma atenção para a comunicação ao extinguir a Secretaria de Comunicação Social. E segue o baile!

O presidente da Primato Cooperativa Agroindustrial, Anderson Leo Sabadin, analisa que a atual situação do Rio Grande do Sul ajuda a fomentar um contexto que envolve a especulação inicial. Ele cita o caso do arroz e diz não entender quais os motivos para se fazer um leilão para importar o produto se cerca de 70% da safra gaúcha já havia sido colhida antes da enchente que atingiu o estado.

Especulação

Na visão der Sabadin, não deveria haver um grande impacto nos supermercados e na cesta básica do consumidor. “Claro que vai ter nesse período o momento de especulação. Cabe ao consumidor saber escolher aonde comprar”.

Outros cenários

Mas existem outros cenários mundo afora que preocupam tanto quanto a situação gaúcha, como a guerra em Israel com o Hamas ou entre Rússia e Ucrânia. “Isso influenciou, mas nesse momento a gente tem uma queda de preço e muitas vezes o produto vem pagando por isso que é um desafio grande você gerenciar uma propriedade com uma queda no milho por exemplo de R$ 30,00, uma queda no soja de R$ 80,00. É uma queda brusca no preço, sem falar do leite que até esses dias a gente estava se reunindo aí pra discutir importação de leite que continua, mas devido o momento e muitos produtores terem saído da atividade, o preço de leite voltou a subir nesse momento”, avaliou o presidente da Primato.

Deixe um comentário