Coluna do Editor – 16/01/2024

0 200

‘Muvuca’

Vizinhos de alguns estabelecimentos comerciais em Toledo entraram em contato para reclamar da ‘muvuca’ que anda acontecendo sem qualquer tipo de fiscalização por parte da prefeitura, em especial na região do Parque Ecológico Diva Paim Barth. Além do som alto, tem uso indevido da calçada, sujeira e, claro, alguma confusão com quem não quer participar das ‘baladas’.

Capacidade

Outro – grave – problema é com a falta absoluta de controle sobre a capacidade de público. No último domingo, por exemplo, um bar ficou mais que lotado enquanto o ‘pagodinho’ rolava solto. Em outro é o rock quem dá a tônica.

Reservas

Aliás, não foram poucas as reclamações no último fim de semana de pessoas com reservas feitas e que tiveram que esperar a boa vontade do ‘dono do campinho’ liberar após a chegada dos amigos, claro, donos de alto PIB na cidade.

Investimentos

Enquanto isso, empresários sérios do setor, como por exemplo Ivan (Clube Olímpico) e Zorzo (Empório Santa Maria) fazem investimentos altos e constantes para estar sempre dentro do que estabelece a lei, enquanto tem estabelecimento funcionando daquele jeito e sem o menor controle.

Fiscalização

Aliás, gostaria de saber se a fiscalização da Prefeitura de Toledo ou do Corpo de Bombeiros vai até alguns destes estabelecimentos ou apenas nos de sempre. E o Ministério Público?

‘Gramado’s Bar’

É mais ou menos o que acontecia com o ‘Gramado’s Bar’, na região do mesmo Parque Ecológico. Demorou, mas hoje o estabelecimento funciona dentro do que estabelece a lei. E assim deveria valer para todos!

Luto

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), em nome da Mesa Executiva, lamentou profundamente a morte do ex-deputado estadual e ex-presidente da Casa, Fabiano Braga Côrtes, aos 90 anos, ocorrida sábado (13), em Curitiba, em decorrência de leucemia, e decretou luto oficial de três dias no Poder Legislativo. “O Paraná perde um homem público que deu sua contribuição no Legislativo e no Executivo com retidão e eficiência. Fez muitos amigos por onde passou e deixou sua marca na Assembleia, na Câmara Federal e no governo do Paraná. Nossos mais sinceros sentimentos à família”, declarou Traiano.

Amigo

O primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), também lamentou a morte do ex-parlamentar. “Morreu meu bom amigo Fabiano Braga Côrtes. Foi presidente na Assembleia Legislativa do Paraná.  Além de deputado estadual, foi também deputado federal e secretário de Estado. Fui vereador com dois filhos dele, Fabianinho (falecido) e Felipe Braga Cortes. Também fui vereador com a prima dele, Julieta Reis”, afirmou Curi.

Perfil

Fabiano Braga Côrtes nasceu no dia 14 de maio de 1933, na Lapa (PR). Seus pais foram Napoleão Côrtes e Maria Braga Côrtes. Diplomou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1959 pela Faculdade de Direito de Curitiba. No desempenho de suas atividades profissionais foi procurador do Estado e, como político, vereador de Curitiba. Em 1963 foi eleito deputado estadual e ocupou a presidência da Casa entre os anos de 1979 e 1980.

Perfil II

Na Assembleia, fez parte das seguintes Comissões: Comissão Permanente de Reforma a Constituição; Terras, Colonização e Imigração; Orçamento; Agricultura, Indústria e Comércio; Saúde Pública; entre outras. Fabiano Braga Côrtes também foi deputado federal entre os anos 1983 e 1987. Além disso, foi Chefe da Casa Civil do Governo do Paraná (1980-1981), diretor da Itaipu Binacional (1989-1992) e administrador da Itaipu Binacional (1995).

Deixe um comentário