Coluna do Editor 16/07/2020

0 1

Visita

Recebi nesta quarta-feira (15) a visita de Marta Machado, nossa ‘superfã’ nas redes sociais do Jornal do Oeste e que havia me provocado a usar uma máscara do Grêmio. E não é que ela veio me trazer… Obrigado!

 

Paraná Clube

Para quem ainda não sabe, torço apenas para o Paraná Clube, mas usei ontem no ‘Fim de Tarde com o Editor’, programa que apresento no Facebook do Jornal do Oeste de segunda a sexta a partir das 17 horas.

 

Cavalos

O amigo Gilmar Máximo Pereira entrou em contato para reclamar de três cavalos que com frequência estão soltos na região da Avenida Maripá, nas proximidades do Parque dos Pioneiros. Não é o primeiro a reclamar sobre estes animais.

 

Lei

Há uma lei em Toledo que proíbe a criação de animais deste porte na área urbana e fica a dica para que o departamento responsável pela fiscalização dentro da Prefeitura possa tomar as devidas providências.

 

Hospital de Campanha

O padre Hélio José Bamberg, vigário-geral da Diocese de Toledo, emitiu uma nota de esclarecimento sobre a cessão de uso do Instituto São João Paulo II ao Município de Toledo para a implantação do Hospital de Campanha que, felizmente, até agora não precisou ser utilizado. Na nota fica explicado que “no dia 2 de abril foi realizada a assinatura do contrato de uso por um período de 60 dias. Esta cessão foi oferecida pela Diocese, gratuitamente, sem custos de manutenção básica”.

 

Novo contrato

Ainda de acordo com o documento, “no dia 8 de julho foi assinado novo contrato onde se acordou que o Município de Toledo assumisse o custo básico de manutenção do Hospital de Campanha, a saber: serviço de internet banda larga, serviço de locação e manutenção corretiva de alarmes, serviço de energia elétrica, serviço de telefonia fixa e serviço de dedetização, necessários para o funcionamento do local. O valor de R$ 10.500,00 foi definido por avaliação de peritos. Portanto, não há valor de “aluguel” com receita que beneficie o Instituto num momento de pandemia”.

 

Apoio

Além disso, “a Igreja reitera seu compromisso com o povo e na ajuda pronta para superarmos esse sofrimento não só no empréstimo do Instituto (estrutura física), mas também no empenho de todas as pastorais sociais no auxílio às pessoas mais carentes, notadamente público nos meios de comunicação”, comentou o padre Hélio.

 

Radares

Após muito tempo a BR-467, entre Toledo e Cascavel, voltará a contar com dois novos radares. A informação foi confirmada pelo deputado federal José Carlos Schiavinato.

 

Festas

Batista Franco, em seu programa “Papo Franco”, na Rádio União (AM 900) desta quarta-feira (15), comentou sobre festas realizadas em Toledo no último fim de semana na região Norte da cidade.

 

Filiados

Fora do poder estadual desde 2010, quando Roberto Requião deixou o governo, o MDB segue como o partido com maior número de filiados no Paraná, segundo dados atualizados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral. A sigla tem hoje 157.933 filiados no Estado, ou 15,7% dos 1.003.449 que têm filiação partidária no Paraná. A segunda legenda com mais filiados é o Progressistas (PP), com 99.530 inscritos no Paraná. O PSDB, partido do ex-governador Beto Richa, que comandou o Estado por oito anos entre 2011 e 2018, aparece em terceiro no ranking de filiados, com 77.237. O PT, que nunca governou o Paraná, é o quarto, com 73.552 filiados.

 

Brasil

Segundo dados estatísticos disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil tem hoje 16.499.493 pessoas filiadas a partidos políticos no país, sendo 9.015.650 do sexo masculino, 7.476.783 do sexo feminino e 7.060 sem gênero informado. Das 33 legendas registradas no TSE, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) é o que tem mais filiados: 2.163.450 pessoas. Já o recém-criado Unidade Popular (UP) é a agremiação política brasileira com menos filiados, totalizando 1.116 membros.

Deixe um comentário