Coluna do Editor 17/06/2020

0 8

Visita

Janaí Vieira

O vereador Airton Savello e o novo presidente do Patriota em Toledo Lourival Neves Júnior visitaram o Jornal do Oeste nesta terça-feira (16). Os dois vieram falar sobre a formatação da nova Executiva do partido na cidade, após assembleia realizada no último domingo. Além disso, Airton e Junior comentaram sobre a possibilidade de adiamento da eleição municipal, inicialmente prevista para outubro mas que, no entendimento dos dirigentes partidários, deverá mesmo ficar para 15 de novembro e 6 de dezembro o segundo turno onde houver necessidade.

 

Diretoria

A nova diretoria do Patriota em Toledo ficou composta da seguinte forma: Lourival Neves Júnior (presidente), Winfried Mossinger (vice), Adaildo Casemiro (tesoureiro) e Simone Longhi (secretária). O vereador Airton Savello foi indicado como líder da bancada na Câmara Municipal e o também vereador Leandro Moura indicado como delegado estadual.

 

Chapa

Os dois garantiram que hoje o partido teria chapa completa para a disputa de vereador, lembrando que com o fim das coligações os partidos só poderão se juntar com outra agremiação na disputa para prefeito e vice. Para vereador é cada um por si.

 

Diálogo

Neste sentido a dupla comentou que o Patriota segue em diálogo com vários partidos, entretanto, a maior possibilidade mesmo é se unir com o Progressistas, até agora pela proximidade dos dois partidos no âmbito federal.

 

Linha ideológica

Savello e Júnior ressaltaram que essa decisão passará necessariamente pelo ajuste da linha ideológica que, no caso do Patriota, passa por uma linha bem mais conservadora, em defesa do presidente Jair Bolsonaro e do direito à propriedade.

 

Esquerda não!

Com isso, um possível alinhamento com partidos de esquerda está completamente fora de questão em Toledo.

 

Candidatura própria

Caso não haja acordo com outro partido, o Patriota deverá lançar o nome de Lourival Neves Júnior como candidato a prefeito.

 

Saúde

Airton Savello e Lourival Neves Júnior também não esconderam a irritação com o que classificaram de falta de coerência de algumas decisões tomadas no setor da saúde em Toledo e cobraram um maior envolvimento de outros segmentos da sociedade junto ao Comitê de Operações Emergenciais (COE) que, segundo eles, poderia ter evitado um desgaste enorme à administração municipal.

 

Vice ideal

Em todas as rodas de conversa quando o assunto é política em Toledo o nome do ex-vereador Adelar ‘Pelanka’ Holsbach surge como sendo o nome para ser o candidato a vice-prefeito ideal.

 

Momento

Também pudera, depois de ter sido vice do ex-prefeito Beto Lunitti por quatro anos, ele, Pelanka, saiu no momento exato, por cima, para se dedicar mais à família. Hoje apenas colhe os louros do que plantou em toda sua trajetória política.

 

Gastos

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná criou uma comissão para fiscalizar os gastos das 399 prefeituras paranaenses em ações para o enfrentamento à pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. O grupo multidisciplinar é formado por seis servidores, de três unidades: Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF), Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (CAGE) e Coordenadoria de Auditorias (CAUD).

 

Prazo

A equipe foi designada pelo presidente, conselheiro Nestor Baptista, por meio da Portaria nº 314/20, publicada em 5 de junho, na edição nº 2.313 do Diário Eletrônico do TCE-PR. Coordenada pelo analista de controle Marcus Vinícius Machado, a fiscalização será executada na modalidade Acompanhamento, por meio da qual serão analisadas as compras e contratações municipais na área da saúde especificamente destinadas ao combate à pandemia. O prazo de conclusão do trabalho estipulado na portaria é o dia 18 de dezembro.

 

Amop

Nesta quarta-feira (17), a partir das 10 horas, os prefeitos da região tem reunião marcada na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). O principal assunto será tentar estabelecer um plano mais coeso de enfrentamento da Covid-19.

Deixe um comentário