Coluna do Editor – 18/01/2024

0 229

Definindo

O nome do ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Mario Costenaro, foi confirmado como pré-candidato a prefeito de Toledo por um grupo de partidos alinhados com a direita. Uma reunião com representantes de vários partidos, entre eles PP, Republicanos, PSDB, Cidadania, Agir, PRD e Novo.

Positiva

Quem lá esteve confirmou que a reunião “foi muito boa” e que a conversa foi “muito positiva” no sentido de construir um grupo forte e, mais importante, unido em torno de um único nome.

Vice

A definição do vice ainda não aconteceu. Por enquanto a ideia é focar no nome de Costenaro e deixar essa questão mais adiante.

Favorito

Claro que sempre há nomes com maior destaque. Hoje o ‘favorito’, por assim dizer, é Lucio De Marchi. Pela experiência que tem, sem dúvida seria um reforço de peso neste novo time que começa a se formar em torno do ‘capitão’ Mario Costenaro.

Biopark

O presidente da Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark, Victor Donaduzzi, convoca os associados à participarem da Assembleia Geral Extraordinária marcada para acontecer no dia 26 de janeiro, com início previsto para as 13h30. Em pauta está a alteração estatutária da Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark, indicação cargos vagos de Diretor Financeiro e indicação dos cargos vagos do Conselho Fiscal.

Transporte

Está previsto para esta quinta-feira (18) o lançamento do edital do transporte coletivo em Toledo.

Cultura

Duas leis publicadas recentemente prometem ajudar a fomentar o audiovisual brasileiro, reservando uma cota de participação de produções nacionais nas exibições em TV paga e salas de cinema de todo o país.

Até 2038

A primeira lei é a de número 14.815/24, sancionada sem vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que reinstitui até 2038 a cota obrigatória para produções brasileiras, como filmes e séries, na TV paga. O percentual de obras nacional a serem exibidas será definido em regulamento próprio. O objetivo da medida é garantir a continuidade do estímulo para o setor audiovisual brasileiro. A cota de exibição tinha acabado em setembro de 2023.

“Cota de tela”

Outra legislação publicada foi a Lei 14.814/24, que reinstitui a cota de exibição para filmes brasileiros até 2033 em salas de cinema, a chamada “cota de tela”. A reserva tinha acabado em 2021. Os detalhes sobre o número mínimo de sessões e a diversidade de títulos serão fixados anualmente por meio de decreto do Poder Executivo. Para isso, o governo deve consultar as entidades representativas de produtores de cinema, de distribuidores e de exibidores, e a Agência Nacional do Cinema (Ancine).

PSD

Voltando à política local. A Justiça Eleitoral confirmou a mudança no PSD em Toledo, com o prefeito Beto Lunitti assumindo a presidência. O assessor da Casa Civil do Gocverno do Estado Matheus Ramos é o novo vice-presidente; Andriws Todeschini como secretário-geral e Elvis Silva como tesoureiro.

Influência

Seis nomes desta nova diretoria do PSD em Toledo ocupam cargos nas regionais do Governo do Estado, todos por indicação do deputado estadual Marcel Micheletto: José Carlos Guimarães (Núcleo Regional de Educação), Paulo Salesse (diretor regional da SEAB), Matheus Ramos (Casa Civil), Luiz Henrique Fiorucci (diretor regional do IAT), Volnei José Bisognin e Fernando Pedrotti (20ª Regional de Saúde).

PL

Daí se compreende a ida do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt para as fileiras do PL. Embora tenha gente hoje dentro do partido que siga jurando de pé junto que isso não vai acontecer.

Pra lá e pra cá

Dentro desta nova composição do PSD também chama a atenção da turma do ‘pra lá e pra cá’, como Mauro Reffatti, Norisvaldo Penteado de Souza, Marcos Zanetti e Thiago Locatelli, por exemplo. De acordo com o sabor dos ventos…Alguns dirão que a política é assim. E segue o baile!

Deixe um comentário