Coluna do Editor 18/05/2020

0 5

Irritação

Esta semana o – ainda – vice-prefeito de Toledo, Tita Furlan, postou um desabafo contra um pronunciamento feito pelo vereador Airton Savello de que ele, Tita, não estaria indo trabalhar. “Talvez eu devesse ignorar, ou perguntar ao vereador, que recebe salário maior que o vice-prefeito, o que de bom ele fez neste mandato para nossa gente….Não sei de nada”, escreveu o vice-prefeito para, em seguida, reclamar de uma possível ‘ocupação’ de seu gabinete.

 

Não, não e não…

“Como se este cidadão em fim de mandato não soubesse que meu gabinete foi ocupado por ordem do prefeito, como se não soubesse que pedi em julho do ano passado licença não remunerada, negada por ele e outros que ignoraram o parecer jurídico favorável, permitindo apenas em outubro minha licença” e por aí seguiu a publicação. Bom, nem tanto ao céu, nem tanto à terra.

 

Transferência

Até onde sei o gabinete do vice continua lá, só sendo transferido para uma sala ao lado, portanto, não sendo ocupado por ninguém.

 

Histórico

Aliás, a sala que o vice-prefeito ocupava em 2017 já era utilizada anteriormente pela então Assessoria de Governo desde a época do prefeito Derli Donin, quando Any Refosco estava à frente do posto. A sala, segundo informações, voltou à configuração original em virtude do número de participantes nas reuniões que essa secretaria realiza.

 

Sem problemas

O atual secretário de Governo, Luiz Eduardo Guaraná, enviou mensagens e telefonou a Tita Furlan no dia 30 de outubro do ano passado para avisá-lo antes de efetuar a mudança. A resposta foi que ele, vice, estava “do outro lado do planeta”, agradeceu a ligação e disse não haver problema quanto à sala.

 

Figura pública

Como se não bastasse, Tita é um agente político, portanto figura pública e, como tal, sujeita a cobranças, ainda mais por parte dos vereadores, assim como ele, vice, também tem o direito de cobrar seus antigos colegas de Legislativo.

 

Caminho próprio

Agora, colocar nas costas do prefeito um eventual afastamento ou perseguição é um pouco exagerado, ainda mais porque no início da gestão Tita recebeu duas secretarias (Cultura e Meio Ambiente) e em vários momentos o chamou para participar da Agenda Aberta. Tita escolheu trilhar um caminho próprio e paga um preço por isso. Não cabe aqui discutir se está certo ou errado nas decisões que tomou, até porque esta é uma história em que cada lado conta a versão que mais lhe é aprazível.

 

Retomada

Em videoconferência com representantes do o grupo YPO (Young Presidents Organization), o governador Ratinho Júnior (PSD) reafirmou que prevê uma retomada mais forte da atividade econômica no Estado a partir de agosto depois do pico da Covid-19. Ele lembrou que o Paraná não instituiu quarentena e que manteve a indústria e o agronegócio entre as atividades essenciais, com reflexos positivos na economia.

 

Atuação

O funcionamento de setores produtivos, explicou ele, está sob toda a orientação sanitária da Secretaria de Estado da Saúde. O YPO está presente em 130 países e conta com 27 mil membros, com faturamento anual de US$ 9 bilhões. No Paraná são 62 empresários que empregam 19 mil pessoas.

 

Comida Boa

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família informa à população que, devido a problemas técnicos no sistema da Celepar, está havendo atraso na distribuição dos cartões Comida Boa. Municípios que já iniciaram a entrega estão enfrentando vários problemas por conta do congestionamento do sistema, mas a previsão é que a distribuição das 6.130 unidades para famílias de Toledo em situação de vulnerabilidade social comece a partir desta segunda-feira (18). Os cartões são de R$ 50,00/mês.

 

Atendimento psicológico

As ações de prevenção e combate ao novo coronavírus estão presentes em todas as secretarias de governo do município em Toledo. Na Secretaria da Juventude, desde que as atividades dos centros da juventude (CJUs) foram interrompidas, devido as circunstâncias de isolamento, a equipe técnica juntamente com a equipe administrativa e gestão, passaram a desenvolver a implantação do atendimento psicológico online.

Deixe um comentário