Coluna do Editor 18/11/2020

0 1

O Mecanismo

Eu, que faço parte do Mecanismo, estou de volta! Retorno após 45 dias intensos, de muito trabalho, de noites mal dormidas, de muito cansaço (físico e mental) e de muitas reflexões. Tirei os 45 dias de férias para trabalhar na campanha eleitoral. E não me arrependo! Fiz isso justamente porque respeito nossos leitores e porque o Jornal do Oeste tem o comprometimento em trabalhar de maneira séria, responsável.

 

Leviandade

A frase acima é a resposta a quem passou boa parte do tempo me atacando e ao jornal, no caso a candidata a prefeita Simone Sponholz. A esta senhora meu respeito e desejo de boa sorte em sua caminhada política que, pelo jeito, está apenas começando.

 

Agressividade

Sem dúvida a estratégia adotada por ela durante a campanha surtiu efeito, tanto que ela quase empatou com o vice Tita ‘Nick’ Furlan. Num discurso raivoso, de muita agressividade, ela conseguiu o que queria. A esposa do promotor Sandres Sponholz adotou a figura do presidente Jair Bolsonaro, atirou para tudo quanto era lado e o resultado aí está…

 

Mecanismo – parte 2

Aliás, se eu faço parte do Mecanismo, a doutora Simone…sei lá…é o Mecanismo completo!

 

Deu né!

E o que dizer do ainda vice-prefeito Tita ‘Nick’ Furlan? Divulgou e acreditou em pesquisas fajutas, induzindo o eleitor ao erro e por detalhe não fica em quarto lugar numa corrida onde, com todo respeito aos sete candidatos, estava restrita a quatro nomes mesmo.

 

Projeto pessoal

Mais uma vez Tita investiu num projeto pessoal, algo que ficou muito claro em toda sua propaganda política, onde o vice Beto Ignácio era menos que um mero figurante. Outro ponto muito claro é que Tita tentou ir na carona das boas ações do prefeito Lucio de Marchi transferindo ao prefeito os erros da gestão. Assim não dá!

 

Pesquisa

Por falar em pesquisa eleitoral, mais uma vez o Jornal do Oeste mostrou sua seriedade. No último levantamento registrado na Justiça Eleitoral, pelo Instituto Excelência Pesquisas, divulgado no dia 12 de novembro, Beto Lunitti aparecia com 28,8% das intenções de voto; Lucio de Marchi vinha em segundo com 23,6%; Tita Furlan tinha 12%; Simone Sponholz somava 7,9%; Jaquelina Machado 4,2%; Albino Corazza 3,7% e Cláudia Malmann 1,1%.

 

Resultado

Beto Lunitti venceu com 33,72%; Lucio ficou em segundo com 29,87%; Tita teve 15,89%; Simone 14,52%; Jaqueline 3,14%; Corazza 2,14% e Cláudia 0,72%.

 

Margem e diferença

Considerando a margem de erro da última pesquisa divulgada, que era de 3,4%, o resultado foi praticamente em cima.

 

Absurdos

Bem diferente das pesquisas divulgadas pelo prefeito eleito Beto Lunitti que apontava sua vitória com quase 43% ou então das que Tita tanto batia no peito e brigava em grupos de WhatsApp onde ele estaria com mais de 20%. Absurdos devidamente punidos pela Justiça Eleitoral, mas que, sim, influenciam ainda o resultado nas urnas.

 

Proibição

Para fechar o assunto das pesquisas: passou da hora da Justiça Eleitoral normatizar o processo, porque da forma como está hoje, é muito fácil a manipulação de resultados. A saída, para mim, é a proibição total das pesquisas.

 

Muito ainda

Há muito ainda a ser comentado sobre a eleição municipal em Toledo, o que será feito ao longo da semana.

 

Em Palotina

Mudando de assunto, o governador Carlos Massa Ratinho Junior estará nesta quarta-feira (18) em Palotina, a partir das 11 horas na C.Vale. Fará o lançamento da Chamada Pública de Microrredes e do Programa Rede Elétrica Inteligente. Também vem celebrar os primeiros 2.500km do Paraná Trifásico.

 

Barragem

Já no período da tarde, em Verê, no Sudoeste do Estado, o governador participa da conclusão da concretagem da barragem e instalação do primeiro gerador da Usina Bela Vista, a partir das 14h30.

 

De volta!

Bom, para encerrar a Coluna de hoje, quero agradecer a todos que enviaram mensagem dizendo sentir falta desta leitura diária. Agradecer ainda ao seu Armando Staudt Manfroi pela compreensão; a Bruna Manfroi pela dedicação extra neste período; à toda equipe do Jornal do Oeste que soube segurar a barra enquanto estive ausente. Mas, para alegria de uns e tristeza de outros… estou de volta!

Deixe um comentário