Coluna do Editor 19/11/2020

0 0

Pré

Durante sua visita a Palotina, nesta quarta-feira (18), o governador do Paraná Carlos Masa Ratinho Junior lançou mais uma etapa do programa Paraná Trifásico. Durante a entrevista coletiva, o questionei sobre as declarações do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, colocando o nome de Ratinho numa lista de possíveis pré-candidatos à Presidência da República em 2022.

 

Amigo

“O Kassab é meu amigo, mas ele sabe que meu compromisso é ajudar o Brasil através do Paraná. Quem sabe daqui uns 15, 20 anos”, respondeu Ratinho Junior, afirmando ainda ser “sempre uma honra” para qualquer pessoa ser candidato a um cargo de tamanha importância.

 

Covid-19

A Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Toledo enviou no início da tarde uma nota informando que o prefeito Lucio de Marchi testou positivo para Covid-19 no início da manhã desta quarta-feira (18). O prefeito, segundo a nota, “apresenta sintomas típicos da doença, sem sinais de gravidade e está em observação hospitalar”.

 

Atenção

Ainda de acordo com a nota, “qualquer pessoa que tenha tido contato próximo por mais de 15 minutos sem o uso de máscara com o prefeito deverá estar atento, uma vez que o tempo médio de incubação da Covid-19 varia de cinco a seis dias. Em caso de dúvidas, ou apresentando sintomas respiratórios procure orientação médica”.

 

Quarentena

Este foi meu caso, tanto que estou trabalhando em casa por ordens médicas até pelo menos o sábado, quando farei novamente o teste para Covid-19, a exemplo do que fiz em setembro, quando o resultado foi negativo. Já estou medicado preventivamente e bem.

 

Sede de poder

Bom, o assunto, claro que se tornou rapidamente um dos mais comentados nos grupos de WhatsApp em Toledo. A preocupação maior de algumas pessoas era quem assumiria no lugar de Lucio, como estivesse ele já com o pé na cova.

 

Projetos pessoais

Como escrevi num destes grupos, depois, quando alguém ouve ter apenas um projeto pessoal, de sede do poder pelo poder, ainda acha ruim e sai atirando contra tudo e contra todos.

 

Vereadores

Há ainda muito a ser dito sobre a eleição municipal em Toledo e já fui cobrado sobre o resultado nas urnas dos vereadores. Então vamos lá…

 

Eleitos

Genivaldo Jesus (Cidadania) e Oséias Soares (PP) disputaram voto a voto para ver quem ficaria com o posto de mais votado. O primeiro venceu por apenas três votos: 1.289 a 1.286. Dois ‘calouros’ no mundo do Legislativo. Na sequência dois ‘macacos velhos’: Genivaldo Paes (PL) que teve 1.189 votos e Valtencir Careca (PP) com 1.178.

 

Rodados

Depois mais dois do PP: Chumbinho Silva (1.133) e Jozimar Polasso (1.109) que, embora tenham sido eleitos para o primeiro mandato, não podem ser considerados novidades, afinal, já rodaram bastante.

 

Novos

Novidade mesmo foi Bozó da Borracharia (PSC) com 1.097 votos e Gabriel Baierle que aumentou muito sua votação em relação à eleição passada e somou 1.053, indo para o segundo mandato. Na sequência Marcelo Marques (Patriotas) 1.040 e Valdir Rossetto (PL) com 1.039.

 

De volta

A vereadora Olinda Fiorentin (PSD) também conseguiu aumentar sua votação e voltou com exatos mil votos. Outro que ressurgiu das cinzas na política local foi Elton Welter (PT) com 952 votos. Pedro Varela (PP) também voltou, mas de certa forma decepcionou com ‘apenas’ 909 votos. Esperava mais dele pelo vácuo deixado com a candidatura de Marcos Zanetti a vice-prefeito.

 

Tem mais

Geraldo Weisheimer (PL) teve 822 votos e estreia na Câmara em 2021. Quem também está de volta é Marly Zanete (PV) com 783 votos. Bisgonin (MDB) baixou mais um pouco sua votação – 735 votos – o que demonstra que parece caminhar para seu último ano na Câmara de Toledo.

 

Esforço

Depois vieram dois que entraram pelo esforço e ‘teimosia’: Gilson Francisco (Cidadania) com 659 votos e Dudu Barbosa (Republicanos) com 645. Fechando a lista outro paciente ao longo do tempo: Beto Scain, eleito com 621 votos.

 

Tem mais…

Amanhã darei sequência à análise da futura legislatura.

Deixe um comentário